
A Prefeitura de Camaragibe, por meio da Secretaria de Defesa Civil, apresentou, na manhã desta quarta (2), uma ferramenta inovadora para fortalecer a participação das comunidades no sistema municipal de proteção e defesa civil: o Programa Defesa Civil nas Comunidades, que vai capacitar representantes de localidades vulneráveis por meio da ativação de quatro unidades do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC). O objetivo é tornar Camaragibe uma cidade-referência em ações de prevenção de riscos e desastres e não apenas um município que reage a estas situações.
Durante o lançamento do programa, no auditório da Escola Técnica Estadual (ETE) Alcides do Nascimento Lins, o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral (Republicanos), ressaltou que o poder público deve ser exercido de braços dados com a população, buscando melhorar a qualidade de vida e a segurança nos bairros e nas comunidades, principalmente nas mais vulneráveis.
“Quase 80% do território de Camaragibe é composto por morros e áreas com barreiras e encostas em risco, ainda mais no período chuvoso. Esse programa será muito importante para garantir segurança à nossa população junto com as obras de segurança que serão feitas”, afirmou o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, ao mencionar recursos do Governo Federal (Novo PAC Seleções) da ordem de R$ 43 milhões para obras em áreas de risco, com muros de contenção e instalação de geomantas.
De acordo como a Secretaria de Defesa Civil de Camaragibe, serão quatro os Núcleos de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC), divididos em quatro áreas distintas do município abrangendo bairros próximos. Estes núcleos exercerão um monitoramento constante para identificar e mapear situações de risco para a população, definindo quais ações serão direcionadas ao atendimento das ocorrências com o auxílio dos representantes das comunidades.
Os 17 membros escolhidos para compor os núcleos, por sua vez, são lideranças comunitárias com bastante atuação social nas áreas monitoradas pela Secretaria de Defesa Civil. O grupo receberá capacitação e treinamento para orientar a população sobre as atividades específicas de proteção e defesa civil, além de disseminar conteúdos exclusivos relacionadas à segurança no lar, prevenção, proteção e conservação do meio ambiente e primeiros socorros.
O secretário de Defesa Civil de Camaragibe, Coronel Luciano Fonsêca, explicou que a escolha dos representantes das comunidades foi feita através de um levantamento detalhado realizado pela pasta, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e o governo municipal, que fez uma triagem e identificou a eficiente e ampla atuação dessas pessoas nas localidades das áreas de atuação dos núcleos, além da experiência, tendo em vista que todos são moradores e conhecem a realidade dessas comunidades.
“Esses representantes, pela sua experiência e atuação nessas comunidades, serão multiplicadores de conhecimento, auxiliando a Secretaria de Defesa Civil a preparar a população para enfrentar os riscos associados a eventos extremos e, principalmente, prevenir ocorrências de perdas de vidas. Será uma participação fundamental para promover segurança às famílias que vivem em áreas de risco monitoradas pela Defesa Civil, bem como auxiliar na identificação de novas situações de risco e soluções para prevenir ou mitigar a ocorrência dos desastres”, explicou o secretário.
Luciano Fonsêca também ressaltou que o sistema de proteção e defesa civil considera a participação das comunidades como um elemento fundamental para a construção de cidades resilientes e seguras em conjunto com as ações do poder público, no sentido de executar obras estruturadoras nos locais de maior risco para prevenir ou mitigar os efeitos dos eventos extremos danosos, como chuvas de grande intensidade seguidas de quedas de barreira em encostas de morros.
“Conheço todos os líderes comunitários escolhidos para os núcleos de proteção e defesa civil, que realizam um trabalho importante nas comunidades onde moram. Esse programa é essencial para a segurança da população, pois esses representantes conhecem como ninguém o relevo, a geografia e as dificuldades de Camaragibe. Eles serão agentes transformadores, a voz e olhos da Prefeitura para ajudar a reduzir o tempo de comunicação em situações de risco e dar respostas mais rápidas. Parabéns ao prefeito Diego Cabral por abraçar esse importante projeto”, afirmou João de Nadegi (PV).
Redes sociais
O secretário de Defesa Civil, Coronel Luciano Fonsêca, ainda destacou que, paralelamente à presença constante do órgão nas comunidades, haverá um forte engajamento da Secretaria de Defesa Civil nas redes sociais da Prefeitura Municipal. Desse modo, a pasta desenvolverá, junto à Secretaria de Comunicação Social, estratégias eficientes de prevenção e monitoramento de situações de risco para uma divulgação maciça através das várias funcionalidades das redes sociais. O objetivo é aproximar ainda mais o órgão da população em um trabalho de parceria e resultados eficientes.
Após a apresentação de todo o conteúdo do programa, o cerimonial realizou a entrega dos coletes laranjas e dos certificados aos 17 membros empossados nos núcleos de proteção e defesa civil. Depois, o público presente conferiu a palestra “A importação da participação da comunidade no sistema de proteção e defesa civil”, como atividade inicial dos NUPDEC, ministrada por uma servidora da Defesa de Civil do Recife.
Além do prefeito Diego Cabral e do deputado estadual João de Nadegi (PV), participaram da solenidade de lançamento do Programa Defesa Civil nas Comunidades, o secretário-adjunto de Defesa Civil de Camaragibe, Coronel Luiz Augusto França, secretários municipais, representantes da Guarda Civil Municipal (GCM), servidores municipais e moradores de algumas comunidades do município, além de representantes da Secretaria-Executiva de Proteção e Defesa Civil do Estado de Pernambuco, Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) e da Defesa de Civil do Recife.