
O prefeito Rodrigo Pinheiro, ao lado da vice, Dayse Silva, e de secretários municipais, se reuniu, nesta quarta (30), com os vereadores da base em Caruaru. O objetivo foi apresentar novas propostas para o município.
O prefeito apresentou o projeto de lei Frei Damião de Bozzano, que pretende promover o desenvolvimento do turismo religioso, atraindo visitantes e valorizando as manifestações culturais e espirituais locais. Também houve a apresentação da matéria sobre grandes geradores de lixo, que visa oferecer melhor suporte nas comunidades e diminuir deficiências para regulamentar a gestão e destinação adequada dos resíduos sólidos gerados por grandes estabelecimentos.
Rodrigo Pinheiro também propôs alterar duas leis complementares, com o objetivo de promover e viabilizar importantes equipamentos de turismo local, regional e nacional, além do Polo de Desenvolvimento Têxtil do Agreste, o Centro Vivo, a revitalização do Parque 18 de maio e a implantação de importantes empreendimentos da Alça Viária Leste (antiga Rua da Lata).
“Quando a gente autoriza empreendimentos residenciais no Centro da Cidade, a gente dá vida a esse espaço. É isso que estamos fazendo e iremos continuar a fazer na nossa cidade”, disse o chefe do executivo municipal.
Outro projeto de lei apresentado, também visando a alteração de uma lei complementar, é com relação ao licenciamento ambiental. O propósito é aperfeiçoar a utilização de mitigações, ampliar a proteção/compensação de espécies exóticas e atualizar o cálculo de replantio.
“A gente está, de fato, abrindo as portas da Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal. Com esta lei, flexibilizamos a compensação ambiental para além da doação de mudas. Isso porque nós já temos uma produção própria de mudas na nossa cidade. Poderemos adquirir equipamentos importantes e colocar em prática outros avanços para Caruaru”, ressaltou o prefeito.
Os projetos ainda preveem a alteração da lei de regularização de imóveis, e da ampliação e atualização da lei do Polo de Desenvolvimento Sustentável do Agreste (PDSA), conhecido como Distrito Industrial. A primeira lei está relacionada com a instalação de fachadas, muros e/ou telhados verdes para diminuir as ilhas de calor nos espaços urbanos e garantir uma maior absorção dos gases do efeito estufa. Já a ampliação e atualização do PDSA visa fomentar a sustentabilidade, aumentar a arrecadação e promover o desenvolvimento econômico e social do Agreste.
Estiveram presentes os vereadores Bruno Lambreta (PSDB), Cabo Cardoso (Avante), Jorge Quintino (Podemos), Ricardo Liberato (PSDB), Junior Letal (PP), Edmilson do Salgado (PSDB), Raminho Xavier (PSD), Hugo Leonardo Chaves (Podemos), Lula Tôrres e Paulinho (PSDB), João Neto (PSD), Edilson do MST (PT), Silvio Nascimento (PL), Carlinhos da Ceaca (Podemos), Thiago Macaco (Podemos), Anderson Correia (PP), Galego de Lajes (PSDB) e Renato Lyra (PP).
O presidente da Câmara, Bruno Lambreta, celebrou os projetos apresentados. “Tudo muito válido e importante para Caruaru. Ficamos muito felizes em poder contribuir com o município desta forma. Em breve teremos nossa nova sede da Câmara, que também será importante para Caruaru”, destacou.
“Gostei muito do que eu vi na apresentação. Está muito bom o caminho, tem que ser assim mesmo. Vamos ter importantes equipamentos turísticos e é muito válido trabalharmos com o turismo, porque é algo que traz muito retorno, gerando emprego e renda”, afirmou o vereador Sílvio Nascimento.