Em parceria com a UFPE, Alepe promove ação de incentivo ao aleitamento materno

Notícias
Por Redação
19 de maio de 2025 às 15h30min
Foto: Divulgação

Para marcar o Dia Mundial de Proteção ao Aleitamento Materno, celebrado em 21 de maio, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizará nesta terça-feira uma ação educativa, junto à população, com o objetivo de conscientizar sobre a importância do aleitamento. O trabalho será realizado em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) por meio do Projeto Amamentar (ProAma).

O ProAma é um programa de extensão registrado pelo Departamento de Anatomia da Universidade Federal de Pernambuco que realiza ações de educação em saúde, levando informações sobre amamentação em locais públicos como parques, praças, Unidades de Saúde da Família, universidades, escolas e empresas públicas e privadas.

A ação acontecerá na sede da Alepe, durante o mutirão de combate ao glaucoma, promovido pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Casa (SSMO) em parceria com a Fundação Altino Ventura. A promoção de exames gratuitos para diagnóstico do glaucoma inicia nesta terça (20) e vai até sexta (23).

Durante a ação do aleitamento materno, haverá distribuição de materiais impressos e explicações promovidas por estudantes da UFPE. A ação conta ainda com o apoio dos mobilizadores da Assembleia Legislativa, que percorrerão as dependências da Casa com informações sobre amamentação para os servidores e o público participante do mutirão do glaucoma. Além de atividades volantes, será montado um estande da UFPE, no pavimento térreo do Edifício Miguel Arraes, para tirar dúvidas sobre o aleitamento materno.

Apoio à amamentação
Além da ação de incentivo ao aleitamento materno, a Alepe possui uma sala voltada para o tema. O espaço é dedicado às mães servidoras do Legislativo e visitantes que necessitem oferecer leite materno aos filhos ou retirar o produto para armazenamento e possível doação. Localizada no corredor de acesso às mesas de trabalho dos Plenarinhos, no edifício Miguel Arraes, a sala dispõe de equipamentos e instalações que garantem todo o conforto, segurança e privacidade para as usuárias.

Durante a ação de amanhã, a deputada e médica Socorro Pimentel (UB), idealizadora do projeto, visitará o local para tirar dúvidas da população. A deputada Dani Portela (PSOL), que teve seu segundo filho no final do ano passado, também participará da visita para incentivar outras mulheres a amamentar.

A sala de amamentação da Alepe foi idealizada em parceria com o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) com o objetivo de oferecer conforto, privacidade e segurança às mães durante o processo de amamentação. Além da Alepe, apenas as assembleias do Rio de Janeiro, Roraima e do Amazonas têm espaço com esse propósito.

De acordo com o superintendente de Saúde da Alepe, Wildy Ferreira, iniciativas como campanhas de amamentação e ações de combate ao glaucoma são ações de utilidade pública que entraram na agenda anual da Alepe. “Além de fortalecer o vínculo afetivo entre mãe e filho, o aleitamento é fundamental para o crescimento saudável das crianças. Já o Glaucoma, é uma doença silenciosa do globo ocular que pode causar danos irreversíveis se não for tratado. Por isso é tão importante o trabalho de prevenção”, explicou.

Redação

Ouça agora AO VIVO