Diego lança plataforma para facilitar acesso a serviços em Camaragibe

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Por Redação
26 de maio de 2025 às 19h00min
Foto: Carol Bezerra

A partir desta segunda (26), vai ficar mais fácil para a população de Camaragibe falar com a Prefeitura Municipal e buscar as soluções para demandas distintas. Na tarde de hoje, o prefeito do município, Diego Cabral (Republicanos), lançou oficialmente o “Zap Camará”, o canal oficial do aplicativo de mensagens WhatsApp que vai facilitar a comunicação entre os cidadãos e o executivo municipal.

O lançamento ocorreu durante mais uma edição do “Segundou com trabalho”, iniciativa que já virou marca do gestor e semanalmente anuncia algum novo serviço ou obra no município. De acordo com as secretarias de Comunicação Social e Inovação e Tecnologia, que coordenaram conjuntamente o desenvolvimento da nova ferramenta, o objetivo do “Zap Camará” será facilitar o contato direto entre população e a Prefeitura, através de solicitações de serviços, denúncias, elogios e sugestões, bem como o compartilhamento de notícias, ações e informações importantes sobre a cidade.

“Essa é mais uma excelente ferramenta dentro do pacote Conecta Camará, um compromisso da nossa gestão de uma Camaragibe 4.0 totalmente conectada com a gestão democrática, transparente, digital e eficiente. Quem quiser solicitar um serviço, tirar alguma dúvida ou apenas acompanhar as ações da Prefeitura basta se cadastrar e mandar uma mensagem para o WhatsApp oficial, o Zap Camará. Esperamos que a população utilize essa ferramenta de forma responsável, para o seu benefício, e temos certeza de que será um sucesso, pois toda nossa equipe está empenhada em atender o povo com alegria, profissionalismo e eficiência”, declarou Diego Cabral.

Segundo as pastas envolvidas na criação da ferramenta, o número do “Zap Camará” é o (81) 99737-1825 ele vai funcionar de uma forma muito simples: qualquer pessoa realiza um cadastro rápido através do link https://qrfy.io/r/Omu0gs4Z59, com o nome completo, ano de nascimento e bairro de Camaragibe. O horário de atendimento será de segunda a sexta, das 8h às 17h, e o cidadão poderá escolher entre várias opções no menu de atendimento, como tapa-buraco, pavimentação, limpeza, iluminação, saúde e educação ou informações gerais e notícias sobre a Prefeitura, além de reclamações, denúncias (obras, terrenos baldios, por exemplo), elogios e sugestões.

A Secretaria de Comunicação Social informou que, no atendimento da plataforma, uma equipe humana responde, registra e encaminha todas as demandas dos cidadãos, realizando a triagem, solicitando os dados necessários e encaminhando-as para as secretarias responsáveis pela solução. Cada atendimento é registrado em uma planilha detalhada que terá o status das solicitações, ou seja, o acompanhamento real do andamento dos chamados, pedidos de solução ou acompanhamento de notícias da Prefeitura Municipal.

“O WhatsApp é o aplicativo de mensagens usado por mais de 90% dos brasileiros e que se tornou, também, uma plataforma de trabalho. Camaragibe não poderia ficar fora dessa realidade e agora lança uma ferramenta altamente técnica, desenvolvida para facilitar a comunicação e estreitar ainda mais os laços da população com a Prefeitura. Temos convicção de que será um canal extremamente positivo”, frisou o secretário de Comunicação Social, Rossini Barreira.

O secretário de Inovação e Tecnologia de Camaragibe, Marcos Ribeiro, lembrou o programa Camaragibe Digital, lançado recentemente e que já iniciou a gestão eletrônica de documentos em todos os processos internos da prefeitura, eliminando o uso do papel, e disse que o “Zap Camará” também será um marco no processo de transformação digital da Terra dos Camarás.

“O Camaragibe Digital já é uma realidade com o envolvimento total dos servidores municipais, que já estão se habituando às funcionalidades e se acostumando com a ausência do papel. O Zap Camará é mais um projeto do programa de transformação digital que a gestão deseja, com eficiência e sustentabilidade dos processos administrativos. Sem dúvida, vai ajudar muito nessa ponte entre a gestão municipal e a população”, afirmou Marcos Ribeiro.

Redação

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