Silvio Costa Filho e Humberto Costa participam do mutirão da saúde do Governo Federal em PE

Notícias
Por Redação
5 de julho de 2025 às 14h15min
Foto: Wesley D’Almeida

Representando o Governo Federal numa ação integrada pelo país para promover a saúde pública, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o senador Humberto Costa (PT), coordenaram juntos, neste sábado (5), o mutirão da saúde, em Pernambuco, no Hospital das Clínicas. 

Acompanhados do reitor da UFPE, Alfredo Gomes; do coordenador de gestão da atenção hospitalar da Ebserh, Aristides de Oliveira Neto, Silvio e Humberto acompanharam os atendimentos  de cirurgias gerais e urológicas. 

O mutirão contemplou ainda consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos, em um esforço coordenado de todos os 45 Hospitais Universitários federais da Rede Ebserh.  

A ação, coordenada pelo Ministério da Saúde, integra o Dia E do Programa Ebserh em Ação, que tem como objetivo reduzir o tempo de espera nas filas do SUS. A ação foca em levar mais saúde para a população brasileira, ampliando o acesso a cirurgias eletivas, procedimentos diagnósticos e terapêuticos. 

 “Tenho trabalho muito ao lado do presidente Lula para trazer ações e investimentos que possam melhorar a qualidade de vida do povo de Pernambuco. A saúde pública para mim é uma das prioridades do nosso estado. Por isso, que quero, ao lado do ministro Padilha e de todos profissionais da saúde, continuar trazer ações que possam ampliar o atendimento a saúde pública de Pernambuco“, avaliou Costa Filho.

 “Essa é uma ação estratégica. A ampliação das cirurgias eletivas na rede pública resolve demandas históricas da população e aproveita a capacidade instalada do SUS. O Agora Tem Especialistas enfrenta, de forma concreta, um dos maiores desafios do SUS: a espera por procedimentos especializados“, completou o senador.

Em Pernambuco, mais de 100 pacientes foram beneficiados. No Brasil, são esperados mais de 7 mil atendimentos, 1 mil cirurgias eletivas, 5.600 exames e 1.200 consultas neste mutirão nas 45 unidades hospitalares federais que integram a rede Ebserh no país. 

O atendimento foca em serviços de Oncologia, Cardiologia, Ortopedia, Oftalmologia e Saúde da mulher. A Ebserh já promoveu 166 mutirões em todo o país. 

Ainda integraram o mutirão a diretora-geral de Articulação Estratégica da Secretaria Estadual de Saúde, Noemy Gomes; o superintendente estadual do Fundo Nacional de Saúde (FNS), Rosano Freire Carvalho; o vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems-PE), Zelma Chaves Pessoa; e o ex-secretário de Saúde do Estado, André Longo.

Redação

Ouça agora AO VIVO