
Aclamado pelas principais correntes e lideranças do PT em Pernambuco, o deputado federal Carlos Veras vai comandar a legenda no estado pelos próximos quatro anos. Além da prerrogativa de conduzir as discussões sobre a formação das chapas majoritária e proporcional, o parlamentar também precisará se dedicar ao próprio projeto de reeleição.
Na Câmara Federal, Veras ocupa um cargo de prestígio: é o primeiro-secretário. Com um orçamento de R$ 8,3 bilhões previsto para 2025, o deputado é considerado o “prefeito” da Casa, atuando como o braço administrativo da Mesa Diretora. A função é uma das mais cobiçadas pelas principais bancadas, por concentrar decisões importantes.
O acúmulo de poder é significativo. Carlos Veras passa a ter influência, tanto na Câmara, quanto nas decisões sobre os rumos do PT em Pernambuco. O petista tem como desafio de sua gestão buscar a unidade interna da legenda, especialmente em um período pré-eleitoral bastante polarizado entre a governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito João Campos (PSB).
Cabo eleitoral – Empenhada em eleger Helder Pires em Olinda nas eleições internas do PT, a senadora Teresa Leitão fez questão de visitar os três colégios eleitorais e cumprimentar os filiados aptos a votar no Processo de Eleições Diretas (PED).
Participação – A deputada estadual Dani Portela (PSOL) se envolveu de corpo e alma na campanha de Vivian Farias para a presidência do PT em Olinda. Integrantes do seu gabinete estiveram presentes neste domingo (6), na Marim dos Caetés, auxiliando no processo de votação.
Derrota – Mesmo contando com o apoio de uma deputada estadual e de um vereador em Caruaru, o MST não conseguiu vencer a disputa interna do PT no município. O movimento lançou Francisco Terto como candidato à presidência, mas ele foi vencido pelo atual presidente, Leo Bulhões, por uma diferença de apenas 15 votos.
Clima de campanha – A coluna Cenário Político teve acesso a materiais gráficos instalados no local onde ocorrerá, na noite de hoje (7), a filiação da primeira-dama do Jaboatão dos Guararapes ao PSD. As peças trazem frases como: “Raquel + Andrea = 55” e “Tô com Raquel e Andrea”.
Com a bola toda – O deputado federal André Ferreira (PL) vestiu a camisa “22” e entrou em campo neste domingo (6) no ‘Jaguar Celebra’, evento que marcou os 432 anos da cidade do Jaboatão dos Guararapes. O parlamentar mostrou que além de jogar bem no campo político, é um craque nos gramados.