Médicos formados pela FMO poderão atuar nos EUA, Canadá e outros países

Notícias
Por Redação
8 de agosto de 2025 às 10h25min
Foto: Divulgação

Já reconhecida no Brasil como uma escola de medicina referência na formação de médicos em diversas especialidades, a Faculdade de Medicina de Olinda (FMO) avança também em direção ao reconhecimento internacional, agora acreditada nos Estados Unidos e outros países.

Após alcançar o Sponsor Note da Education Commission for Foreign Medical Graduates (ECFMG), a faculdade pernambucana possibilita que profissionais formados por ela possam trabalhar em países da América do Norte como Estados Unidos e Canadá, além de Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia, entre outros.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

A ECFMG (Comissão Educacional para Graduados Médicos Estrangeiros) é uma organização norte-americana, fundada em 1956, que avalia as qualificações de médicos formados fora dos Estados Unidos (Graduados Médicos Internacionais) que desejam ingressar em programas de residência e obter licença médica no país.

Ela atua como intermediária entre o sistema educacional médico internacional e o sistema de saúde dos EUA, garantindo que estes profissionais atendam aos padrões de educação médica exigidos para a prática nos Estados Unidos.

O governo norte-americano classifica a ECFMG como uma agência autorizada a avaliar e orientar a acreditação de médicos não-americanos e graduados de escolas médicas fora dos EUA que buscam exercer a profissão nos Estados Unidos.

“No ano em que completará dez anos, a FMO conquista mais uma qualificação que a coloca no rol das instituições que atendem a rigorosos padrões internacionais de qualidade. Esse reconhecimento, com a creditação internacional amplia oportunidades para seus alunos e reforça seu compromisso com uma formação de excelência, capaz de contribuir para o avanço da medicina no Brasil e no mundo”, diz nota da faculdade.

Processo
Para se candidatar à Certificação da ECFMG a faculdade de medicina estrangeira deve atender a rigorosos requisitos descritos na Política de Listagem de Faculdades de Medicina da ECFMG. 

Esses requisitos incluem o reconhecimento da faculdade pelo governo local e do diploma expedido aos seus graduados. Antes de emitir seu certificado à instituição solicitante, a ECFMG avaliará a estrutura, a qualificação do corpo docente e outros critérios a fim de emitir o Sponsor Note.

Com a certificação da ECFMG a Faculdade de Medicina de Olinda ingressa no seleto grupo do Diretório Mundial de Escolas de Medicina, abrindo as portas para que os médicos formados por ela possam atuar em diversos países.

Redação

Ouça agora AO VIVO