Deputado quer tornar Damares Alves cidadã pernambucana 

Notícias
Por Karol Matos
9 de agosto de 2025 às 12h00min
Foto: Jefferson Rudy

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) iniciou a tramitação de uma proposta do deputado Pastor Júnior Tércio (PP) que concede à senadora Damares Alves (Republicanos-DF) o Título de Cidadã Pernambucana. A matéria, apresentada no início deste mês, foi debatida na última terça (5) na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, onde os parlamentares aprovaram a dispensa do requisito de residência para que a homenagem se torne possível.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Entre os requisitos elencados no artigo 7º da Resolução nº 1.892, de 18 de janeiro de 2023, para receber a honraria é necessário que em qualquer momento da vida do homenageado, ele tenha residido e desenvolvido atividades habituais em Pernambuco por período superior a cinco anos. Como a ex-ministra nunca morou no estado, foi preciso um trâmite específico para que a proposta avance. Com a aprovação da dispensa pela CCLJ, o projeto segue agora para análise no colegiado e em seguida no plenário.

Na justificativa apresentada, Tércio destacou a origem pernambucana do pai da senadora e a trajetória dela na vida pública, ressaltando que Damares, mesmo sem residir no estado, desenvolveu ações que beneficiaram diretamente a população do estado enquanto esteve à frente do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, no governo do então presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Damares tem sido uma das principais integrantes do movimento de rebelião dos parlamentares da extrema-direita, que tomou conta do Congresso Nacional e impediu os trabalhos nas duas Casas Legislativas, obstruindo as mesas diretoras e impedindo realização de sessões. A exigência dos bolsonaristas era de que fosse pautada a proposta de anistia geral aos condenados por tentativa de golpe de Estado, além do pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, protocolado nesta semana.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO