
Instalada no dia 4 de agosto, com prazo final para as indicações encerrando às 18h desta segunda (18), a Comissão Parlamentar de Inquérito formada na Assembleia Legislativa de Pernambuco já teve sua composição oficializada.
Com a dança das cadeiras que tirou o MDB, PRD e PSDB da base de Raquel Lyra na Casa, o blocão governista agora conta com 19 parlamentes: quatro do Solidariedade, sete da federação PV, PV e PCdoB, e oito filiados ao PP.
Mesmo com as mudanças nas bancadas, o Governo não fez alterações hoje. Assim, a Mesa Diretora considerou os nomes que já tinham sido repassados anteriormente, reduzindo apenas a vaga que antes era de Débora Almeida (PSDB). Os três indicados pelo grupo foram: Antônio Moraes (PP), João Paulo (PT) e Wanderson Florêncio (SD). A Casa ainda estendeu até às 19h para que os governistas enviem alterações – caso queiram.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Já o bloco de oposição, composto por PSB, Republicanos e PSOL ganhou integrantes do MDB, PRD e PSDB, contando agora com 20 deputados. Com este número, o grupo tem direito a quatro cadeiras: Dani Portela (PSOL) – que propôs a CPI –, Diogo Moraes (PSDB), Rodrigo Farias (PSB) e Waldemar Borges (MDB).
União Brasil e PL, que atuam de forma independente, têm cinco deputados cada, com uma indicação cada um deles. O primeiro, que atua na oposição, indicou Antonio Coelho; enquanto o PL, num movimento articulado pelo Palácio, colocou Nino de Enoque como integrante da CPI.
Assim, o placar de titulares da CPI ficou de 5×4 para a oposição: Coelho, Dani, Diogo, Farias e Waldemar, contra João Paulo, Moraes e Wanderson. Nino é independente.
Leia também:
- Raquel Lyra reage à articulação que fortaleceu oposição na CPI
- Antonio Coelho deve ser presidente da CPI instalada na Alepe
- Palácio vai reunir base para avaliar judicialização do jogo de cadeiras com foco na CPI
A partir de agora, teria o prazo de até 15 dias para que a instalação da CPI fosse realizada, mas a comissão será instalada às 8h desta terça (19). A deputada Dani Portela, que propôs a comissão, presidirá a primeira reunião onde serão decididos presidente, vice-presidente e relator. Ela pode concorrer às duas primeiras vagas. A comissão terá um prazo de 120 dias de funcionamento, podendo ser prorrogado por mais 90.