
Pernambuco passa a contar, a partir desta segunda (18), com 2.299 novos profissionais da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). Os primeiros 441 soldados, que irão atuar na capital, foram lançados após cerimônia comandada pela governadora Raquel Lyra (PSD), no Quartel do Comando-Geral da PMPE, no Recife.
A ação marca o início da Prática Operacional Supervisionada, etapa em que os novos soldados aplicam, na prática, os conhecimentos adquiridos no curso de formação. Os 1.858 militares restantes atuarão nas demais cidades da Região Metropolitana.
“Esses profissionais chegam para honrar a Polícia Militar e trazer mais segurança à população pernambucana, somando-se aos policiais que já estão na ativa e que, diariamente, se dedicam à proteção do nosso Estado. Tenho muita confiança de que esses homens e mulheres, que hoje iniciam a sua jornada, farão toda a diferença não apenas na confirmação da redução da criminalidade, mas também na melhoria da sensação de segurança em cada lugar de Pernambuco”, enfatizou a governadora Raquel Lyra.
Os soldados concluíram o Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP/PM 2024), que contou com 1.080 horas de aulas teóricas e práticas. Agora, iniciam sua atuação supervisionada, garantindo segurança e eficiência na prestação do serviço.
O secretário de Defesa Social do Estado, Alessandro Carvalho, pontuou que, até o próximo ano, serão sete mil profissionais de segurança nas ruas. “Até agosto do próximo ano nós teremos milhares de novos profissionais reforçando a segurança pública, entre policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e policiais científicos”, destacou o titular da pasta.
A chegada dos novos soldados integra as ações do programa Juntos pela Segurança, que guia as estratégias do Governo de Pernambuco no enfrentamento à criminalidade.