
Em um encontro com atletas no Palácio do Campo das Princesas nesta terça (19), a governadora Raquel Lyra (PSD) entregou passagens aéreas a dez desportistas pernambucanos que têm competições marcadas fora do estado, em uma ação que integra o programa Passaporte Esportivo. A iniciativa, que recebeu investimentos de mais de R$ 1,5 milhão entre 2023 e agosto de 2025, já alcançou 688 representantes das mais diversas modalidades esportivas.
Segundo a secretária estadual de Esportes, Ivete Lacerda, o apoio que o governo tem dado aos atletas é fundamental para que eles tenham segurança para participar das competições. “Este é o maior incentivo que a gente pode dar a esses atletas, porque é um programa que garante que eles vão conseguir se deslocar para participar dos campeonatos. Até o momento, a atual gestão já investiu mais de R$ 1,5 milhão na iniciativa”, declarou.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
O Passaporte Esportivo é um programa do Governo de Pernambuco que visa apoiar o esporte local, fornecendo passagens aéreas para que atletas, treinadores e equipes esportivas possam representar o Estado em competições estaduais, regionais, nacionais e internacionais. Para participar do programa, o atleta precisa ter mais de 13 anos, residir em Pernambuco e ter sido convocado pela Federação Pernambucana de sua modalidade ou fazer parte do Time Pernambuco.
Desde 2023, 688 atletas foram beneficiados com as passagens. Como uma prova de que o programa atinge a sua efetividade, os atletas que viajaram já conquistaram 109 medalhas de ouro, 51 de prata e 58 de bronze.
Além do Passaporte Esportivo, o Governo de Pernambuco também oferece o Bolsa Atleta, o Bolsa Técnico e o Time PE. As iniciativas têm o objetivo de garantir o acesso de representantes do esporte pernambucano a eventos de alto rendimento fora do Estado, promovendo o desenvolvimento esportivo, a valorização dos talentos locais e o fortalecimento das modalidades em diferentes níveis.