
A governadora Raquel Lyra (PSD) inaugurou, nesta sexta (22), a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) Bela Vista, em Caruaru, no Agreste Central. Construída no bairro Encanto da Serra, a obra recebeu investimentos de quase R$ 4,4 milhões, dentro do programa Águas de Pernambuco, e entrou em operação em fase de testes. O novo equipamento vai ampliar a segurança hídrica da região, reduzir os impactos da crise do Sistema Jucazinho e beneficiar diretamente milhares de famílias caruaruenses.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
“Temos trabalhado muito para garantir que essa realidade de falta d’água mude em Pernambuco. E isso não se faz com passe de mágica, mas com muito trabalho, e desde o primeiro momento estamos garantimos recursos para essa finalidade. Estamos indo a Brasília, fazendo operações de crédito e derrubando o que era gasto ruim para colocar em investimento bom. Tudo isso para conseguirmos entregar mais água não só para Caruaru, mas para o estado inteiro”, disse a governadora Raquel Lyra.
A ETA Bela Vista foi implantada junto ao reservatório EQ3 e terá capacidade de tratar 200 litros de água por segundo. Com a conclusão definitiva da obra será possível eliminar o rodízio em bairros como Cidade Alta, Adalgisa Nunes, Wirton Lira, Morada Verde e Bela Vista, que hoje enfrentam o regime de seis dias com água e seis dias sem.
O novo equipamento também poderá auxiliar cidades atendidas pelo Tramo Norte de Jucazinho, como Casinhas, Frei Miguelinho, Salgadinho, Santa Maria do Cambucá, Surubim, Toritama, Vertente do Lério e Vertentes, beneficiando cerca de 200 mil pessoas. Além da unidade principal, a ETA contará com uma Estação de Tratamento de Efluentes, responsável pelo tratamento dos resíduos gerados.