MDB convoca reunião para escolher líder, bloco e indicado de CPI da Alepe

Notícias
Por Karol Matos
9 de setembro de 2025 às 19h30min
Foto: Jarbas Araújo

Após quase um mês de briga judicial contra as mudanças de liderança, bloco partidário e indicação para a CPI da Alepe, o MDB convocou a reunião da executiva estadual para oficializar as mudanças que já tinham sido feitas no mês passado, mas acabaram sendo consideradas irregulares pela Justiça.

Em 18 de agosto, o socialista Waldemar Borges se filiou ao MDB e foi escolhido pelo presidente estadual, Raul Henry, como novo líder da bancada do partido na Casa. O parlamentar apresentou um ofício retirando a sigla do bloco governista, passando a integrar a oposição e também a lista de indicados para integrar a CPI. Jarbas Filho, até então único emedebista na Alepe, entrou na Justiça e conseguiu uma liminar derrubando as mudanças sob justificativa de que, conforme regulamento,  Waldemar precisava estar filiado há pelo menos 30 dias para poder assumir posição de liderança. Outra questão seria a realização da reunião, que precisaria contar com a presença e voto de Jarbas, resultando no empate e, consequentemente a escolha por parte de Raul.

Em meio a esta questão, que também ainda é enfrentada pelo PSDB, o MDB convocou uma nova reunião para o próximo dia 24 de setembro, pouco depois de Waldemar Borges completar um mês de filiado. O documento considera a importância de “tentar chegar a um consenso quanto à definição da posição da bancada parlamentar na Alepe”, citando que, sob comando de Jarbinhas, o partido ingressou no bloco do governo sem observar o estatuto. A reunião realizada no dia 18 de agosto também foi anulada pela legenda.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Confira a íntegra do texto de convocação:

Ouça agora AO VIVO