
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Setur-PE) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), realizou nesta terça-(16), no Catamaran Beach Praia Club, em Igarassu, a 74ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Turismo de Pernambuco (Contur-PE). O encontro reuniu representantes do poder público, do trade turístico e de entidades parceiras para debater avanços, projetos estruturadores e deliberações estratégicas para o fortalecimento do setor.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
A abertura foi conduzida pelo presidente da Empetur, Eduardo Loyo, que agradeceu à Prefeitura de Igarassu pelo apoio e destacou a importância do Contur como espaço de diálogo permanente. A prefeita do município, Elcione Ramos (PSD), deu as boas-vindas aos participantes e apresentou o potencial turístico local.
Eduardo Loyo, presidente da Empetur, celebrou os resultados apresentados na reunião. “Mais uma reunião muito produtiva do Conselho de Turismo de Pernambuco. Dessa vez, no Litoral Norte, em Igarassu, representando toda a região de desenvolvimento que está sendo tratada especialmente pela governadora Raquel Lyra para retomar o protagonismo que já possuiu no nosso turismo. Hoje, com a participação ativa dos nossos conselheiros, a gente vem conversando e mostrando o que vem sendo feito e o que pode ser feito ainda mais para desenvolver esse segmento tão importante para o nosso Estado”, salientou Loyo.
A prefeita de Igarassu, Elcione Ramos, também ressaltou a reunião positivamente. “O encontro de várias pessoas que empreendem e que amam o turismo de Pernambuco aqui no Catamaran. A gente está de portas abertas para dizer que Igarassu está fazendo a lição de casa, mas que é preciso que o trade divulgue e potencialize o nosso litoral. Temos muitos projetos e propostas, agradecendo também o olhar pessoal da nossa governadora Raquel Lyra, que vem investindo na infraestrutura, na retirada dos presídios e, agora, com o fomento turístico da Coroa do Avião. Todo o Litoral Norte será beneficiado com esse marco das sete fronteiras”, avaliou a prefeita.
A pauta incluiu ainda a apresentação da secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco, Simone Benevides, sobre as obras de infraestrutura viária do Litoral Norte, além da exposição de Otto Neuenschwander, arquiteto consultor da SEPE, sobre o projeto de requalificação do Santuário de Nossa Senhora das Graças, em Cimbres. O presidente da Empetur, Eduardo Loyo, também apresentou os números atualizados do turismo pernambucano, destacando os avanços e oportunidades do setor.
Simone Benevides detalhou os investimentos em andamento. “A gente fez uma apresentação geral dos investimentos do governo e, também, com foco no que está sendo investido aqui no Litoral Norte, em especial na mobilidade. Algumas obras já entregues, como a rodovia Pan-Nordestina; outras em andamento, como a finalização da PE-15; além do edital dos semáforos inteligentes do corredor, já publicado. Há ainda obras em municípios como Itamaracá, a Ponte dos Holandeses, aqui em Igarassu, e a Rota dos Artesãos. A governadora Raquel Lyra tirou Pernambuco de um patamar de investimento ínfimo para um patamar de investimento à altura do tamanho do nosso Estado, o que, sem dúvida, vai se refletir na melhoria de vida das pessoas, em cidades melhores e, obviamente, no turismo, porque a cidade, para ser boa para o turismo, precisa ser boa para as pessoas que vivem nela”, destacou Simone.
Durante a reunião, os conselheiros tiveram espaço para pronunciamentos, e o encontro foi encerrado com deliberações estratégicas, seguidas de visita técnica à Coroa do Avião, em Igarassu.
Sobre o Contur
O Contur-PE é um conselho colegiado de assessoramento superior e natureza consultiva. Seu objetivo é sugerir diretrizes e soluções para o desenvolvimento do turismo em Pernambuco. O conselho conta com a participação de representantes de toda a rede turística do Estado, incluindo Sebrae, Fecomércio, Banco do Brasil, Recife Convention Bureau, Ubrafe, ABIH-PE, ABAV-PE, Porto de Galinhas Convention, entre outros.