
A cidade de Vitória de Santo Antão dará um grande salto na área da saúde com a construção de uma policlínica regional, fruto de um investimento de R$ 30 milhões. O convênio foi assinado nesta sexta (26), no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), pelo prefeito Paulo Roberto (MDB), ao lado de representantes do Ministério da Saúde e da Caixa Econômica Federal.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Os recursos, oriundos do Novo Programa de Aceleração (Novo PAC) do Governo Federal, permitirão a construção de uma estrutura moderna e equipada para atender à população da região. A unidade oferecerá exames gráficos e de imagem, como ressonância magnética, tomografia e eletrocardiograma, além de consultas clínicas com médicos de diversas especialidades e pequenos procedimentos.
Segundo Rodrigo Cariri, diretor de Programa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, que representou o ministro Alexandre Padilha, a policlínica será um marco no acesso à saúde da região. “É a pessoa poder sair da porta do cardiologista e depois fazer os exames tudo no mesmo lugar e com tempo de espera reduzido para ter saúde de qualidade com o cidadão de Vitória e da região”, exemplificou.
O prefeito Paulo Roberto reforçou que a policlínica terá caráter regional. “A Policlínica regional vai contemplar atendimento aos moradores de Vitória de Santo Antão, Glória do Goitá, Chã da Alegria, Feira Nova, Lagoa de Itaenga, Pombos, Chã Grande, enfim, toda a microrregião”, afirmou.
A iniciativa contou com a articulação da deputada federal Iza Arruda (MDB), que ressaltou a importância do equipamento para milhares de famílias. “Lembro-me perfeitamente de tantas mães que dizem a dificuldade de ter atendimento para os seus filhos, quantos idosos precisam caminhar distâncias para poder fazer exames simples, e hoje a gente vai poder ter uma policlínica regional. É muita alegria, muita satisfação e é muito avanço”, declarou.
O ato contou ainda com a presença do diretor de Programa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Rodrigo Cariri; do secretário executivo da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, Bruno Carneiro; do diretor-presidente da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS, André Longo; do diretor do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Fernando Figueira; e do superintendente de Ensino, Pesquisa e Inovação do IMIP, Eduardo Jorge da Fonseca Lima.