Júnior Matuto reforça cobrança por criação das 60 mil vagas de creche

Notícias
Por Redação
8 de outubro de 2025 às 21h40min
Foto: Giovanni Costa

O deputado estadual Júnior Matuto (PRD) endossou as cobranças por construção de creches pelo Governo do Estado. Das 60 mil vagas que foram prometidas no início da gestão, nenhuma foi criada até o momento, já que não há nenhum equipamento construído. 

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Segundo Matuto, a oposição já conseguiu fiscalizar diversas unidades e a maior parte delas sequer teve obras iniciadas. Entre os parlamentares que já realizaram essas visitas in loco estão Antonio Coelho (UB), Abimael Santos (PL), Cayo Albino (PSB), Diogo Moraes (PSDB), Mario Ricardo (Republicanos), Sileno Guedes (PSB) e o próprio Júnior Matuto.

São praticamente obras abandonadas. Temos depoimento de obras paralisadas, porque está faltando material mínimo que é areia e cimento. E por que a gente está alertando isso? Porque senão vai chegar o período de campanha e não vai ter uma vaga de creche prometida pela governadora e cumprida. Tinha muita expectativa, mas agora o povo já começa a perder, porque, por mais humilde que você seja, você constrói uma linha do tempo entre a ordem de serviço e entre o início do ano letivo”, pontuou.

Júnior Matuto afirmou que há quatro pontos que têm contribuído com este cenário: incapacidade de execução, incapacidade de gestão, falta e planejamento e centralismo das licitações, que tem sido concentradas principalmente nas secretarias de Habitação e Administração. Para ele, as obras de cada área deveriam ser executadas por suas respectivas pastas, como Saúde, Educação e Segurança.

Quem tem sensibilidade é quem está vivendo a coisa. Mesmo que a Educação não trate de obra, mas a obra sendo coordenada pela Educação, ela funciona. Qual é o professor que não quer estar num ambiente adequado, seguro e confortável? Quem é o profissional de Saúde que não quer estar num bom ambiente? Então, você pegaria a capacidade daqueles técnicos que estão prestando o serviço, contribuindo em determinada pasta, mas com a sensibilidade de quem vai executar aquilo, executar o serviço depois da obra pronta”, avaliou.

Para o deputado, as cobranças que vêm acontecendo desde a última segunda (6) têm funcionado, uma vez que a governadora marcou para esta quinta (9) uma visita a uma das unidades em contrução na cidade de Caruaru.

Eu acredito que com essa convocação da população, principalmente nas mães de família, os deputados circulando e fiscalizando, ela [Raquel Lyra] deve tomar uma atitude. Essa pauta veio à tribuna na segunda-feira e amanhã já tem a agenda da governadora em Caruaru no Xique-Xique para visitar a creche, não com a obra adiantada, mas menos atrasada”, ironizou.

Ouça agora AO VIVO