
Vivendo um bom momento na Câmara dos Deputados, onde recentemente ganhou visibilidade como relator da PEC da Segurança Pública, Mendonça Filho (UB) já garantiu seu apoio à reeleição da governadora Raquel Lyra (PSD) em 2026. No entanto, ainda não definiu por qual sigla pretende disputar um novo mandato.
Em conversa com a coluna, Mendonça revelou que já recebeu convites do Novo e do PSD, mas não tem intenção de antecipar uma eventual mudança de legenda, preferindo deixar o debate apenas para o próximo ano, respeitando o tempo e a janela partidária. O deputado também destacou que nunca trocou de sigla, tendo acompanhado todas as transformações do extinto PFL até o União Brasil.
Num cenário em que a troca de legendas para buscar viabilidade eleitoral é comum, Mendonça Filho reforça sua imagem de fidelidade partidária, mesmo sendo voz minoritária dentro do União Brasil em Pernambuco, que hoje defende o apoio a João Campos (PSB) para o Governo do Estado, mas pode seguir outros rumos caso a decisão da Federação União Progressista seja subir no palanque de Raquel.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Etapas – Mendonça Filho comentou que a comissão especial instalada para confeccionar a PEC da Segurança Pública está promovendo audiências públicas para ouvir especialistas, policiais e demais profissionais da área, para só depois avançar na construção do texto da relatoria e seguir as próximas fases.
Missão – Ex-secretário de Defesa Social de Pernambuco, o superintendente da Polícia Federal no estado, Antonio de Pádua, foi nomeado pelo presidente Lula como representante da PF na embaixada brasileira na China. O mandato vai até 2028 e pode ser prorrogado. Em 2021, Pádua colocou o cargo à disposição por discordar da abordagem do órgão em relação a opositores de Bolsonaro.
Previsão de encontro – Entre os compromissos da missão internacional para a qual a governadora Raquel Lyra (PSD) embarca amanhã (14), está a possibilidade de um encontro com Dilma Rousseff, presidente do Banco do Brics, com quem o Estado firmou um contrato de empréstimo no valor de US$ 202 milhões (cerca de R$ 1,1 bilhão) para a Compesa, aprovado pelo Senado no ano passado.
Greve – E por falar na Compesa, os servidores da companhia iniciaram, nesta segunda (13), uma paralisação contra a concessão da empresa estadual de abastecimento. O leilão está previsto para acontecer no dia 18 de dezembro, em São Paulo, e serão repassados os serviços de distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto. A preocupação dos servidores é com possíveis demissões.
Contrariado – Chamou atenção um vídeo publicado pelo presidente do Avante, Sebastião Oliveira, em suas redes sociais, no qual ele aparece com uma faca nos dentes. O episódio ocorre poucos dias após um movimento da Casa Civil do Estado que gerou insatisfação em seu grupo político. Em seguida, ele canta um trecho da música “O Sol”. A publicação foi entendida como um recado ao Palácio do Campo das Princesas.