Jaboatão lança 1º Plano Municipal de Turismo para fortalecer o setor

Notícias
Por Redação
29 de outubro de 2025 às 15h00min
Foto: Edilson Júnior

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes protagonizou, nesta quarta (29), o Seminário Municipal de Turismo que tem como objetivo impulsionar o turismo no município, de forma estruturada. O evento reuniu representantes do poder público, do setor produtivo, da academia e de entidades do trade turístico em um movimento articulado. Todos unidos na valorização das potencialidades locais e no fortalecimento da economia do turismo no município.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Durante o encontro, foi apresentado o 1º Plano Municipal de Turismo de Jaboatão dos Guararapes, documento que estabelece diretrizes, metas e programas para orientar as políticas públicas do setor nos próximos anos. Construído de forma participativa, o plano está em tramitação na Câmara Municipal, a Casa de Vital de Negrereiros. O plano representa um marco de planejamento estratégico para o turismo local.

O prefeito Mano Medeiros (PL) destacou a importância do trabalho conjunto entre a Prefeitura, a Câmara Municipal e as instituições parceiras na construção de um ambiente favorável ao desenvolvimento do setor. “Estamos unindo esforços para transformar o turismo de Jaboatão em um motor de desenvolvimento sustentável. O Plano Municipal de Turismo nasce da escuta, do diálogo e da cooperação entre todos os atores envolvidos”, disse o prefeito.

O seminário também serviu como vitrine para os diferenciais que tornam Jaboatão um destino singular — um território que une história e natureza sob o conceito “Entre o monte e o mar, um lugar cheio de histórias para contar”, em referência ao Monte dos Guararapes, local da batalha que formou o sentimento de pátria, e ao litoral do município, com suas praias, piscinas naturais e vocação para o turismo náutico, gastronômico e rural.

O evento contou com a participação de representantes da Empetur, ABIH-PE, ABAV-PE, ABRASEL-PE, Fecomércio-PE, UFPE, IFPE, Exército Brasileiro, Aeroporto dos Guararapes, além de empreendedores da orla, agentes de viagem, artesãos, profissionais do Turismo Rural, designers e artistas locais. A programação incluiu palestras técnicas, debates e a exposição de produtos inspirados na iconografia do município.

Ouça agora AO VIVO