Petrolina lança política de dignidade menstrual para alunas da rede pública

Notícias
Por Redação
29 de outubro de 2025 às 14h00min
Foto: Divulgação

Petrolina deu mais um passo importante na promoção da saúde e da permanência escolar das meninas da rede pública. O prefeito Simão Durando (UB) lançou o Programa Florescer, enviado à Câmara Municipal, que prevê o fornecimento gratuito de absorventes higiênicos para as estudantes, além de ações educativas sobre cuidados básicos e saúde menstrual. A iniciativa vai beneficiar cerca de 10 mil estudantes.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Diversas pesquisas apontam que a ausência de absorventes é uma das principais causas de faltas escolares entre meninas no Brasil. Um levantamento do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) mostra que uma em cada quatro meninas falta à escola durante o período menstrual, e que mais de 4 milhões de brasileiras não dispõem de itens básicos de higiene nas escolas.

Com o novo programa, Petrolina dá um passo firme na promoção da igualdade de gênero e do acesso pleno à educação. Além da distribuição gratuita de absorventes, estão previstas ações de conscientização e palestras para quebrar tabus e incentivar o diálogo sobre o corpo e o autocuidado.

Mais do que um programa, essa é uma política permanente de cuidado e respeito. Nenhuma menina deve faltar à escola por não ter acesso a um item básico de higiene. Com essa iniciativa, garantimos dignidade, saúde e igualdade de oportunidades para todas as nossas estudantes”, destacou o prefeito Simão Durando.

Ouça agora AO VIVO