
O presidente estadual do PSB, deputado Sileno Guedes, classificou como “espetacular” o desempenho do prefeito do Recife, João Campos (PSB), contra a governadora Raquel Lyra (PSD) na pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta (29) pela CBN Recife e CBN Caruaru.
Sileno comparou o cenário em Pernambuco com o de outros estados onde governadores enfrentarão nomes mais tradicionais. Ele pontua que Raquel ainda terá uma variação de pontos “natural” para quem esta no comendo do estado, mas garantiu ter certeza que João Campos será eleito governador.
Confira:
As pesquisas posicionam João Campos como o melhor candidato da oposição no país, vencendo todos os cenários no primeiro turno. É sem dúvida, um desempenho espetacular para quem está enfrentando um Governo Estadual.
Na Bahia, por exemplo, vemos um cenário em que a oposição, com ACM Neto, aparece empatada com o governo de Jerônimo Rodrigues. Já no Ceará, o governador Elmano está na frente de nomes como o de Ciro Gomes e do ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio.
É absolutamente natural que, até abril, haja uma variação na diferença de João Campos em relação a Raquel, até porque a governadora está com a máquina mão, rodando o estado e fazendo o maior gasto em publicidade da história de Pernambuco. Na verdade, se este não fosse um governo tão ruim, era para ela estar muito à frente. Mas aí tem um fato que será decisivo para João aumentar ainda mais a vantagem.
Em abril, ele deixa de ser prefeito e vai poder andar os quatro cantos deste estado, mostrando suas ideias, sua capacidade de trabalho e presença carismática. Se Eduardo tinha 3% quando começou sua jornada e ganhou as eleições, imagine João, que já aparece tão à frente nas pesquisas há mais de um ano das eleições?
Institutos como a Datafolha, Quaest, Paraná e Big Data já mostraram: o prefeito do Recife é o grande favorito para vencer a disputa para o governo. João vai consolidar sua liderança trabalhando duro, olhando no olho e ouvindo a população de cada canto desse estado.
E a avaliação vai ser muito clara. Quem é a melhor opção para fazer Pernambuco avançar? Para voltar a trazer protagonismo e força para o estado? Quem surpreendeu positivamente no lugar de decepcionar a população? Quem tem maior capacidade de cumprir promessas e fazer entrega? Quem pode tirar Pernambuco dessa mesmice? Nessa hora, não tenho dúvida que o pernambucano e a pernambucana vão fazer a escolha certa e eleger João Campos governador em 2026.
Sileno Guedes
Presidente estadual do PSB










