Teresa será condecorada com a Ordem Nacional do Mérito Educativo

Notícias
Por Redação
13 de novembro de 2025 às 09h45min
Foto: Jefferson Rudy

A senadora Teresa Leitão (PT) vai se tornar membro da Ordem Nacional do Mérito Educativo, uma das mais altas distinções concedidas pelo Estado brasileiro a personalidades que se destacam na promoção do ensino e do desenvolvimento educacional. A honraria reconhece não apenas sua atuação parlamentar, mas uma trajetória dedicada à causa da educação pública, gratuita e de qualidade.

A cerimônia será realizada nesta sexta (14), às 15h no Palácio do Itamaraty, com previsão da presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Grão-Mestre da Ordem, e participação do ministro da Educação Camilo Santana, além de outras autoridades e parlamentares da área de todo o país. A solenidade também marcará as comemorações dos 95 anos de criação do Ministério da Educação.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

A condecoração é um reconhecimento oficial do Estado brasileiro àqueles que, por meio de ações concretas, ajudaram a elevar os padrões educacionais e a promover o acesso ao conhecimento.

Formada em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco, Teresa Leitão é professora aposentada da rede pública estadual. Foi dirigente sindical e deputada estadual antes de chegar ao Senado. Sua trajetória é marcada pela defesa dos direitos dos profissionais da educação, pela valorização da escola pública e pela luta por políticas educacionais inclusivas e democráticas.

Sua militância começou em 1984, como diretora da Associação dos Orientadores Educacionais de Pernambuco. Em 1993, tornou-se a primeira mulher a presidir o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), entidade que ajudou a fundar.

Filiada ao PT desde 2000, foi eleita deputada estadual por cinco mandatos consecutivos, consolidando-se como uma das vozes mais atuantes em defesa da educação na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Em 2022, Teresa Leitão fez história ao se tornar a primeira mulher eleita senadora por Pernambuco, com mais de 2 milhões de votos. No Senado, segue priorizando pautas relacionadas à educação, que considera estruturante para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Atualmente, é presidente da Comissão de Educação e Cultura da Casa.

Condecoração 
Instituída pelo Decreto nº 4.797, de 31 de julho de 2003, a Ordem Nacional do Mérito Educativo homenageia cidadãos brasileiros e estrangeiros que contribuíram de forma relevante para o avanço da educação no país.

A concessão da honraria à senadora Teresa Leitão é o reconhecimento de uma trajetória marcada pela coerência, pelo compromisso com a educação pública e seus profissionais, e pela convicção no poder transformador da educação.

Ouça agora AO VIVO