Coluna da quinta: governistas assumem tratativas para destravar projetos

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
11 de dezembro de 2025 às 00h00min
Foto: Américo Rodrigo

Um grupo de deputados estaduais da base governista na Assembleia Legislativa de Pernambuco está à frente dos diálogos para votar, na próxima terça (16) e quarta (17), os projetos de interesse da Casa e, sobretudo, do Governo do Estado.

A ideia é que primeiro sejam analisadas as matérias relativas ao aumento das emendas dos deputados e, em seguida, as urgências do Executivo. Para avançar, as tratativas não estão ocorrendo entre os chefes dos poderes, mas por meio de um núcleo de deputados com a Casa Civil, o que não deixa de ser um gesto da presidência da Alepe.

No entanto, ainda falta a sinalização do Palácio do Campo das Princesas para que haja convergência entre os dois poderes nos textos. Essa é uma oportunidade para que a governadora Raquel Lyra (PSD) garanta que a Lei Orçamentária Anual (LOA), o Propag e o empréstimo de R$ 1,7 bilhão não fiquem para 2026.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Confirmação – Com forte atuação na Zona Oeste do Recife, o vereador Davi Muniz (PSD) confirmou que será candidato a deputado estadual em 2026. Havia rumores de que ele poderia declinar da disputa, mas o próprio parlamentar fez questão de garantir à coluna que o projeto está mantido.

Chapa definida – O ex-prefeito de Agrestina, Thiago Nunes, confirmou seus apoios para 2026. Além de votar em Joãozinho Tenório (PRD), com quem ele já tinha parceria, para estadual, o empresário apresentou ao seu grupo o nome de Juliana de Chaparral (UB) para à Câmara Federal.

Discurso forte – Escalado para fazer a saudação inicial do almoço de adesão a Matheus Souto Maior à presidência do Sport Club do Recife, o rubro-negro e assessor parlamentar, Salviano Rufino, traduziu nas suas palavras como estão aquecidos os bastidores da eleição que acontecerá segunda (15). A corrida pelo voto está intensa.

Ficou no lucro – A Câmara dos Deputados aprovou a suspensão por seis meses do mandato do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ). Foi aprovada emenda do PT que propôs a suspensão em alternativa à cassação do parlamentar. Medida defendida pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

Retaliação – Após votar a favor da emenda do PT que previa a suspensão do mandato de Glauber Braga (PSOL-RJ) no lugar da cassação, o vice-líder do PL, na Câmara, deputado Bibo Nunes, foi destituído pelo líder da legenda, Sóstenes Cavalcante, da função que ocupava.

Ouça agora AO VIVO