
Por Robson Miranda*
O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) uma das entidades da categoria sindical mais sólida, respeitada e atuante do estado completa oito meses de sua nova gestão fazendo um balanço de suas ações e destacando as conquistas mais significativas realizadas neste curto intervalo de tempo, inferior a um terço de seu mandato que é de três anos, de 2025 a 2028.
Composta por uma diretoria renovada, com médicos reconhecidos nas mais diversas especialidades e áreas de atuação, com ideologia plural, com diretores distribuídos em todas as macrorregiões de saúde do Estado, do Caís ao Sertão, unidos por um objetivo comum que perpassa pela defesa dos direitos dos médicos e da qualidade da assistência à saúde prestada à população pernambucana, tanto no setor público, privado ou na saúde suplementar.
O Simepe ao longo dos seus 94 anos de atuação em defesa da categoria, adquiriu muito respeito e credibilidade, tanto no estado como no cenário nacional, despontando como vanguarda, servindo de modelo e espelho para os sindicatos de médicos de outros estados e até de outras categorias, o que se deve ao reconhecimento de muito trabalho realizado, com seriedade, comprometimento e respeito aos médicos e a todos os segmentos da população, visando sempre a defesa da categoria e a qualidade da assistência prestada à população.
Dentre as mais relevantes conquistas podemos destacar, a Convenção Coletiva de Trabalho firmado este ano e ratificado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), o que não acontecia há quase uma década, garantido cidadania e direitos a toda a categoria médica que labora no regime celetista em todo o estado; acordos coletivos de trabalho firmados com os médicos celetistas do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), do Real Hospital Português (RHP) e da UPAE Caruaru, garantido aumento salarial com percentuais variados que ultrapassaram 108%, recompondo os poderes aquisitivos de muitos profissionais que estavam há anos sem qualquer tipo de correção.
Também foram firmados acordos coletivos de trabalho com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a Secretaria de Saúde do Recife (SESAU), garantido correção salarial plurianual até 2027 para os médicos da SES e até 2028 para os médicos que trabalham no município do Recife. Além disso, o Simepe atuou de forma maciça junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) no município de Itambé, com resolução completa dos atrasos salariais de 2024, bem como em outros municípios pernambucanos denunciando a falta de concursos públicos para preenchimento dos quadros e solicitando a correção de editais com a adequação salarial e de número de vagas compatíveis com a realidade local.
É importante destacar também que a atuação da diretoria do Simepe não se restringiu ao território estadual ao longo desses oito meses. Além de todas as negociações e ações em andamento em municípios pernambucanos como o Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Caruaru, Petrolina, o sindicato teve uma participação marcante no cenário nacional. Com ações contínuas na Capital Federal, a diretoria sindical participou de atividades na Câmara de Deputados e Senado, que promovem a defesa de projetos de lei que buscam a correção e atualização do salário mínimo para os médicos e dentistas.
No âmbito internacional, no mês de setembro, destacamos a participação do Simepe, compartilhando suas experiências com demais sindicatos da categoria médica do país e de diversos continentes, na Conferência Internacional de Sindicatos Médicos promovida pela Federação Médica Brasileira (FMB), em João Pessoa, capital da Paraíba. Ao longo dos três dias de discussões a valorização do exercício da medicina esteve no centro dos debates.
Para o ano de 2026, dentre as inúmeras ações que o Sindicato dos Médicos de Pernambuco tem planejado para defesa intransigente da categoria, destacamos o combate à precarização dos vínculos de trabalho e a “pejotização” forçada como forma de trabalho ofertada para os médicos. A categoria urge pela valorização e seguridade de seus vínculos e o Simepe não medirá esforços para defender todos os colegas médicos no enfrentamento à precariedade dos postos de trabalho.
Isso é apenas uma parte de tudo que foi feito por essa nova gestão, tão comprometida e compromissada com a categoria. Muito mais está por vir. Fiquem ligados e atentos às nossas convocações e nos sigam nas nossas redes sociais, pois esse é só o começo! Queremos muito mais!
*Diretor de Assistência ao Associado do Simepe













