
O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PSD), ao lado da gestora do Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS), Andréa Medeiros, prestigiou, nesta quarta (21), a entrega de 500 mudas de árvores frutíferas à Associação dos Agricultores Rurais de Penanduba, na Zona Rural do município.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
A iniciativa integra o programa Plantar Juntos, conduzido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas), que conta com a parceria da gestão municipal e do Sebrae Pernambuco. Na oportunidade, 13 empresas da Região Metropolitana do Recife (RMR), integrantes da Rede ESG+, realizaram a entrega das mudas de espécies Ipê, Pitanga, Jabuticaba e Caju aos produtores rurais.
A doação, que reuniu os representantes das instituições, do poder público municipal e estadual e os agricultores associados, ocorreu no espaço Aconchego Família Rural (onde fica a sede da associação). Além de realizar a doação e plantio simbólico das plantas, o grupo de parceiros que integra a rede visitou a casa de farinha da localidade, conhecendo todas as etapas do processamento da raiz de mandioca.
Segundo o prefeito Mano Medeiros, a iniciativa representa um passo muito importante de união entre o público e o privado. “Avançamos bastante em políticas públicas aqui na área rural, mas para ampliar as oportunidades é importante contar com parceiros como o Sebrae e o Governo do Estado. Hoje, esses agricultores e suas famílias têm uma visão de crescimento e mudança, mas de forma coletiva. A realidade é completamente diferente, a exemplo do Turismo Rural, que foi uma grande evolução, e hoje essas empresas passam a fazer parte de tudo isso, por meio dessa doação”, afirmou o gestor.
Representando a Semas, o gerente de Planejamento da pasta estadual, Fábio Barros, reforçou a importância do ato. “Meio ambiente é responsabilidade de todos, e a Secretaria vem fazendo um trabalho muito sério na questão que envolve diretamente as ações de ESG, porque o plantio, por exemplo, é o resultado de muito esforço que não dá para fazer sozinho, a sociedade precisa estar envolvida e as empresas devem cumprir sua tarefa socioambiental, que é fundamental nesse processo”, observou.
A gerente da RMR do Sebrae PE, Alicia Chaves, destacou as diferentes metas do Plantar Juntos, sendo uma agenda coletiva e integrada entre os setores. “Para o Sebrae, é muito gratificante acompanhar as empresas que fizeram parte do nosso projeto de qualificação de fornecedores, que participaram das nossas capacitações e despertaram para essa necessidade da criação de governança e de práticas de ESG. Somos um grande apoiador e incentivador, desde o início”.
Em nome das empresas doadoras, a diretora da Rede EGS+, Sineide Figueiredo, declarou que essa é uma campanha para incentivar outras empresas a participar. “Mostra que é possível fazer ESG e implantar práticas nas áreas ambiental, social e de governança”.
Como presidente da Associação dos Agricultores Rurais de Penanduba, Leonardo de Oliveira, conhecido por todos como Nado, agradeceu a doação das mudas. “Que Deus abençoe a cada um de vocês e que possamos reconhecer a importância de ações para ajudar no meio ambiente. Futuramente, como vai ser se a gente não cuidar e preservar enquanto é tempo?”, orientou.
Plantar Juntos
O Plantar Juntos atua na formalização de parcerias para a promoção de ações de reflorestamento, educação ambiental e conscientização sobre o meio ambiente, com o foco de formar uma rede de conscientização ambiental em Pernambuco. O objetivo geral do programa é o plantio de 4 milhões de árvores em Pernambuco até 2026, o que corresponde a cerca de 2.400 hectares de restauração. Até o momento, foram plantadas aproximadamente 1 milhão de mudas.














