
A Prefeitura do Recife concedeu, nesta sexta (30), a Medalha da Ordem do Mérito Capibaribe ao presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto. A solenidade foi realizada no Salão Nobre do Teatro de Santa Isabel, no Centro da cidade, e contou com a presença do prefeito João Campos (PSB).
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Durante a cerimônia, o prefeito destacou a trajetória do homenageado e ressaltou sua postura conciliadora à frente do Judiciário pernambucano. “Além de um grande líder na sua área, o presidente Ricardo exerce uma função rara nos dias de hoje, que é a capacidade pacifista, de construção de pontes, de busca por consensos e harmonia. Isso faz muita falta na política. Precisamos de lideranças que tenham firmeza de posição, mas também leveza no trato, generosidade na escuta e compromisso com o diálogo”, afirmou João Campos.
O gestor também ressaltou a importância do fortalecimento das instituições e da convivência respeitosa entre os poderes.
Ao receber a honraria, Ricardo Paes Barreto agradeceu o reconhecimento e fez um apelo pela pacificação do ambiente político em Pernambuco, especialmente diante da proximidade das eleições de 2026. “É preciso disputar as coisas, mas com serenidade e tranquilidade. Pernambuco precisa de união para seguir avançando”, declarou o presidente do TJPE.
Durante sua fala, o desembargador também relembrou o período em que assumiu interinamente a Prefeitura do Recife, por cinco dias, em abril de 2024, durante o afastamento temporário do prefeito. Segundo ele, a experiência reforçou a compreensão sobre os desafios da gestão pública e a importância do diálogo institucional.
A homenagem marcou o reconhecimento da Prefeitura do Recife à atuação de Ricardo Paes Barreto à frente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, cujo biênio de gestão se encerra na próxima semana, e reforçou a parceria institucional construída entre o Executivo municipal e o Judiciário estadual.












