Tubarão-cabeça-chata seria espécie responsável por incidente em Olinda, diz Cemit

Notícias
Por Redação
30 de janeiro de 2026 às 12h30min
Foto: Tarciso Augusto

Após análise realizada na manhã desta sexta (30), o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas), determinou que o ferimento que causou a morte de um adolescente na Praia Del Chifre, em Olinda, provavelmente foi provocado por um tubarão-cabeça-chata (Carcharhinus leucas), muito comum na Região Metropolitana do Recife. A lesão, situada na coxa direita da vítima, apresentou 33 cm de diâmetro, indicando que o animal envolvido possuía comprimento entre 3 e 3,5 metros.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

A análise realizada pelos membros do Cemit identificou, ainda, duas características distintas no ferimento, sendo uma porção lisa e outra retalhada, padrão compatível com uma dentição do tipo “garfo/faca”. Esse tipo de dentição é característica de tubarões do gênero Carcharhinus, especialmente do tubarão-cabeça-chata. As peculiaridades ambientais da área, próxima a estuário e à desembocadura de rios, reforçam essa hipótese, uma vez que essa espécie apresenta elevada afinidade com ambientes costeiros, estuarinos e de influência fluvial.

Entre os anos de 2023 e 2026, o Governo de Pernambuco afirma que já investiu cerca de R$ 5,5 milhões em ações de educação ambiental, pesquisa e monitoramento de incidentes com tubarões na área costeira da Região Metropolitana do Recife (RMR) e no Arquipélago de Fernando de Noronha, buscando não apenas entender o comportamento desses animais e preservar as vidas de quem frequenta o Litoral do Estado, mas também conscientizar turistas e população quanto à necessidade de respeito à sinalização que indica riscos ao banho de mar e proibição de atividades náuticas.

Detalhamento das ações:

  • Ações contínuas

Reuniões Ordinárias Trimestrais
Divulgação socioambiental nas mídias sociais (alertas e combate à fake news) e nas escolas estaduais (Sextou pela Sustentabilidade)

  • Ações 2023

– Presidência do CEMIT – Semas (Decreto Nº 54.475, de 14 de março de 2023)
– Edital Facepe 02/2023 (10 projetos aprovados – (08 projetos sobre tubarões)
I Seminário de Monitoramento de Incidentes com Tubarões em Pernambuco
ACT Nº. 002/2023 – UFRPE e Adm. de Fernando de Noronha (monitoramento e educação ambiental na APA Estadual de Fernando de Noronha)
– Publicação do Plano de Educação Ambiental para Segurança Aquática e Prevenção de Incidentes com Tubarões – PEAST/PE (novembro de 2023);
– Criação da Rede de Educadores Ambientais do PEAST/PE;
– Aquisição de 14 motos aquáticas (02 em Fernando de Noronha e 09 para RMR – demais para o sertão)

  • Ações 2024

– Campanha Estadual de Educação Ambiental “Banho de Mar Seguro”
– Edital Facepe 34/2024 (05 projetos aprovados – convênio tripartite SEMAS/FACEPE/SUAPE)
– II Seminário de Monitoramento de Incidentes com Tubarões em Pernambuco
– ACT Nº. 004/2024 – UFRPE e Adm. de Fernando de Noronha
– Colaboração no “Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Tubarões e Raias Marinhos Ameaçados de Extinção”

  • Ações 2025

– Instalação de 150 novas Placas de Alerta
– Inclusão de propostas na Plataforma Desafios.Gov
– Execução de ações do PEAST/PE via Edital Facepe 34/2024
– Reformulação do Layout dos dados planilhados
– III Seminário de Monitoramento de Incidentes
– Edital “Monitoramento de Tubarões no Litoral Pernambucano: Integrando Ciência, Tecnologia e Inovação na Prevenção de Incidentes” para o Programa Cientista Arretado (SECTi/FACEPE/SEMAS)

Ouça agora AO VIVO