O modelo de gestão adotado pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes vem sendo referência para outras cidades do País e, nesta quinta-feira (10), foi apresentado pelo secretário de Planejamento e Fazenda, César Barbosa, e pela secretária executiva, Norma Guimarães, ao secretário municipal de Planejamento de Cuiabá/MT, Eder Galiciani.
Durante a reunião no Complexo Administrativo do Jaboatão, Eder disse que a prefeitura da capital matogrossense pretende implantar um novo sistema de acompanhamento da administração. Por isso, veio a Jaboatão para conhecer o Sistema de Monitoramento das ações estratégicas utilizadas pelo prefeito Mano Medeiros.
César Barbosa explanou que o modelo permite planejar, executar, monitorar e avaliar as ações e projetos, buscando soluções em tempo hábil, para a continuidade dos trabalhos e garantir as entregas dentro do prazo planejado. O gestor lembrou que o modelo jaboatonense foi implantado em 2017 e, em 2022, ganhou o Prêmio InovaCidade.
O secretário jaboatonense disse que todos os dados sobre andamento de obras e ações são acompanhadas pelo aplicativo instalado no telefone celular, que é atualizado em tempo real com fotos, relatórios e outros recursos.
“Essa ferramenta proporciona aumento da produtividade, otimização de recursos, transparência, gestão participativa, descentralizada e integrada.Quando temos disponibilidade de informações precisas, podermos tomar as decisões mais rápidas e cumprir os cronogramas”, ressaltou o secretário. “Além disso, é possível estabelecer metas e os caminhos para que os objetivos sejam alcançados”, acrescentou.
O secretário municipal de Planejamento de Cuiabá/MT, Eder Galiciani, elogiou o formato de planejamento estratégico utilizado em Jaboatão. “É um modelo de gestão muito bem elaborado, com ações bem organizadas, executadas e com uma visão de futuro. A gestão municipal está de parabéns”, falou o gestor.
Desde 2017, a Prefeitura do Jaboatão já apresentou o mesmo sistema para outras cidades. No ano passado, inclusive, representantes das prefeituras de Palmas e de Brejinho de Nazaré, no Tocantins, e da Assembleia Legislativa de Goiás estiveram no município para conhecer o modelo de gestão.