Nesta quarta (23), a Prefeitura do Recife formalizou a promoção de 295 agentes da Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR), em cerimônia que aconteceu às 9h, no Teatro do Parque. Um total de 39 profissionais que pertenciam à Classe de Guarda Municipal passaram a integrar a Classe de Graduado (Subinspetor), e 256 agentes que ocupavam a Classe de Graduado (Subclasse de Subinspetor) ascenderam à Classe de Inspetor. Na ocasião, foram entregues as luvas com as insígnias que definem cada classe. O prefeito João Campos (PSB) e a vice-prefeita Isabella de Roldão (PDT) estiveram presentes e prestigiaram os profissionais.
“Quando fazemos uma promoção deste tamanho, que, pelos números registrados, é um marco histórico, não deixa de ser um dever de justiça e gratidão com essa categoria tão importante. O ato do serviço público, muitas vezes questionado por alguns, é um ato de bravura diária, de entrega da sua vida para servir ao Recife e ao próximo. Nós também temos um compromisso de fazer um incremento estrutural importante na nossa Guarda Civil Municipal, com o armamento gradual da categoria. Pretendemos realizar esse feito com diálogo, correção recorrente, os melhores equipamentos, protocolos e com um sistema de avaliação. Nosso objetivo é fazer essa transição com calma e nos tornamos uma referência”, ressaltou o prefeito durante a cerimônia.
“Parabenizamos os agentes pela merecida promoção, fruto de trabalho dedicado, ético e humano. Vale destacar também que a promoção de um número tão significativo de agentes de uma só vez demonstra o compromisso do prefeito João Campos com a valorização da Guarda Municipal do Recife, cuja atuação cidadã é fundamental para prevenir e combater a violência em nossa cidade”, destacou Gabriel Cavalcante, secretário de Segurança Cidadã.
Participaram da cerimônia agentes de segurança dos diversos grupamentos: Patrimônio, Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTT), Brigada Ambiental, Brigada Maria da Penha, Grupo de Controle Tático Itinerante (GCUTI), Ronda COMPAZ, Rondas Turísticas, Ronda Escolar, Grupo Tático Operacional (GTO) e Rondas de Apoio ao Cidadão (RONDAC), entre outros.
A Guarda Civil Municipal do Recife, criada pela Lei nº 03, de 24 de fevereiro de 1893, é diretamente subordinada à Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife. É da competência geral da GCMR a proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do município, conforme previsto na Lei 13.022/14, com foco na atuação cidadã e na promoção dos direitos humanos. A sua composição é constituída pelo cargo de Agente de Segurança Municipal, hierarquicamente organizado em carreira, nas seguintes classes: I – Guarda e II – Graduados. A Classe de Graduados é subdividida nas Subclasses de Subinspetor e Inspetor, que são de provimento por promoção, sendo sua ascensão disciplinada pela Lei nº 17.955/2013. A hierarquia dos Agentes de Segurança Municipal tem em seu topo o graduado Inspetor. Abaixo deste, o graduado Subinspetor, e por último a classe Guarda Municipal.