Preocupado com a situação calamitosa de falta d’água em diversos municípios do interior de Pernambuco, o deputado estadual Jarbas Filho (MDB) esteve nesta quarta (30), na Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).
O parlamentar levou diferentes demandas relacionadas à interrupção do fornecimento de água de vários municípios pernambucanos, além de acompanhar representantes das cidades de Bodocó e Machados, que também estiveram no órgão buscando soluções.
Mesmo com o lançamento do programa Águas Por Pernambuco, pelo Governo do Estado, os gestores municipais têm se mostrado preocupados com a falta d’água. Em conversa com o presidente da Compesa, Alex Campos, o parlamentar levou as reclamações recebidas.
“Tenho recebido demandas relacionadas à falta d’água dos municípios pernambucanos diariamente. Cidades como Afrânio e Dormentes chegam a contabilizar 60 dias de interrupção no abastecimento, tendo água nas torneiras apenas seis vezes no ano. Isso é um absurdo”, disse o deputado.
Durante pronunciamento em plenário na Alepe, o deputado destacou a necessidade de pleitear ações urgentes, mesmo sabendo que as soluções passam também pela execução de obras estruturais. Jarbas falou sobre três indicações feitas por ele que pedem a inclusão de municípios dentro do programa Águas Por Pernambuco.
“O esforço do Governo é latente e sabemos que está sendo feito o possível para que esta situação calamitosa chegue ao fim. Como cidadãos, assim como está garantido na Constituição Federal, essas pessoas têm que ter acesso aos direitos básicos, e a água é um deles. Não podemos deixar que os pernambucanos morram de sede e nem tenham água para o seus sustentos”, concluiu.