A tradicional Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro chega este ano à sua 120ª edição, dando importantes lições de resiliência e fé. Para embaçar às celebrações à santa, num momento tão importante de reconstrução e retomada, a participação da Prefeitura do Recife, por meio de diversas secretarias e órgãos municipais, será reforçada e ampliada, com engajamento das mais diversas instâncias e equipes de trabalho. Atuando em apoio à Arquidiocese de Olinda e Recife e ao Santuário do Morro da Conceição, organizadores do festejo religioso, para a edição deste ano a gestão municipal está investindo mais de R$ 400 mil em estrutura, apoio logístico e atrações culturais.
A Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife, confirmando o já tradicional engajamento para realização de um dos mais importantes eventos religiosos do Nordeste, montarão pavilhão e palco, com 14 metros de largura e 12 de profundidade, na Praça da Conceição, com estrutura de som, luz, painéis de LED, para receber e entreter o público nas celebrações à santa.
Entre as atrações garantidas pelo poder público municipal estarão Marcelo Pernambucano, Nádia Maia e DJ Roony Moura. Também serão colocados banheiros químicos, geradores e blimps, para sinalizar, ordenar a festa e atender às demandas da romaria de fiéis.
Em continuidade à operação de trânsito para a 120ª Festa do Morro da Conceição, a Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) interdita, a partir desta quinta (28), o tráfego para veículos para acessar o Morro, sendo apenas permitido o acesso aos moradores com a devida comprovação. A interdição permanece até o dia 9 de dezembro, após a finalização do festejo religioso. Para orientar e dar apoio à população, a CTTU terá um total de 80 agentes de trânsito, podendo variar de acordo com a necessidade.
Os cruzamentos do Largo Dom Luiz com a Avenida Norte e com a Rua Dois de Fevereiro, além de toda Rua Itacoatiara, que dá acesso à subida do morro, serão interditados e os bloqueios só serão desfeitos à 1h da segunda (9), após o término da festa. Apenas os veículos de moradores, devidamente identificados com um comprovante de residência, vão ter acesso à área.
Para a festa desse ano, a Secretaria Executiva de Controle Urbano do Recife (Secon) licenciou em torno de 200 comerciantes informais que trabalham com artigos religiosos e alimentação para o período da Festa do Morro da Conceição. Durante o período de 4 a 8 de dezembro, quando deve ocorrer a maior concentração de fiéis, a equipe da Secon no local será de 200 pessoas, divididas em três turnos, de forma a garantir a fiscalização do comércio informal, mantendo a mobilidade e o ordenamento público.
Neste ano, a Festa do Morro inicia nesta quinta (28) e segue com programações culturais e religiosas ao longo de 11 dias, culminando com uma grande procissão no dia 8 de dezembro. Nesse ano, o tema da festa é “120 anos de peregrinação e esperança com a Imaculada Conceição do Morro”.
De modo emergencial diante da tragédia que vitimou duas pessoas, a Prefeitura do Recife, através do Centro de Operações (COP) mobilizou diversas equipes municipais para ajudar no socorro e remoção de vítimas a unidades de saúde na cidade, bem como na retirada de entulhos do desabamento e limpeza do espaço. O trabalho durou 15 dias, quando a gestão municipal entregou o Santuário para que a paróquia pudesse cuidar da reconstrução.
A Defesa Civil do Recife atuou no isolamento da área; atendimento social às pessoas afetadas e suas famílias; e o escoramento da área embaixo do coreto. Foi feita também a avaliação das paredes remanescentes do imóvel, que não identificou comprometimento das estruturas de alvenaria. Na ocorrência do desabamento, o Samu Metropolitano do Recife atuou no socorro às vítimas e nas transferências para unidades hospitalares. Durante o período, a Secretaria de Saúde do Recife montou um esquema especial na Unidade de Saúde da Família José Bonifácio dos Santos, localizada no Morro da Conceição, para atender vítimas, familiares e moradores da comunidade.
Em regime de plantão, inclusive no final de semana pós-acidente, uma equipe multiprofissional, incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas e assistentes sociais, entre outros, atendeu 188 pessoas. Dessas, 80 pessoas precisaram de assistência psicológica e foram referenciadas para os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Espaço Azul, em Casa Amarela, e Esperança, na Tamarineira. O transporte foi garantido pela Prefeitura do Recife. Atualmente, nenhuma delas está mais em tratamento
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife garantiu o auxílio funeral às duas famílias das vítimas fatais da tragédia do Morro da Conceição. Além disso, realizou a entrega de 100 cestas básicas ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição para complementar o estoque da instituição e evitar ainda mais problemas no âmbito da segurança alimentar.