Para avaliar a situação das intensas chuvas que atingem a cidade e região desde o último fim de semana, o prefeito de Petrolina, Simão Durando, realizou uma reunião geral com os secretários municipais, nesta quarta (15). No encontro foram definidas novas ações emergenciais para atender às principais demandas da população afetada pela grande quantidade de água.
A reunião contou com a participação dos secretários de Defesa Civil, Assistência Social, Saúde e outros órgãos envolvidos no comitê de gestão de crise. Durante o monitoramento, foram reavaliadas as ações de limpeza, acolhimento de pessoas desalojadas, trânsito, manutenção urbana entre outras. Além disso, foram decididas algumas intervenções para garantir a segurança da população e minimizar os danos provocados pelas chuvas.
Entre as medidas, estão a instalação de mais bombas hidráulicas para a drenagem em diversos pontos da cidade, a ampliação da equipe em campo, com a realocação de profissionais para áreas prioritárias de enfrentamento. Outra iniciativa tomada pelo chefe do executivo foi a criação de um espaço extra que sirva como abrigo municipal, que será no Ginásio Oswaldo do Flamengo.
Na área rural, Simão determinou à Secretaria de Desenvolvimento Rural que seja feita uma grande operação de manutenção das estradas, principalmente, os corredores de transporte escolar, tendo em vista a proximidade da volta às aulas. Outra decisão importante definida durante o encontro foi a ampliação do período de matrículas em todas as escolas.
Além disso, foi estabelecido um plano de monitoramento contínuo das condições climáticas e de resposta rápida para casos de emergência. De acordo com o prefeito Simão, as equipes estão em campo fazendo as intervenções emergenciais para minimizar os transtornos, como limpeza de canais, acionamento de bombas das lagoas para ajudar no escoamento da água.
“Estamos trabalhando de forma integrada com todos os órgãos responsáveis para garantir que as medidas de contenção e auxílio sejam tomadas com a maior rapidez possível. As equipes estão nas ruas em alerta total. Estamos todos mobilizados desde o início das chuvas, por conta das previsões. O trabalho de prevenção já vem sendo realizado diariamente através da Operação Drenagem e foi intensificado nos últimos meses. Nosso foco é proteger a vida dos cidadãos e minimizar os impactos dessa situação”, afirmou o prefeito Simão.
A Defesa Civil de Petrolina orienta os moradores a ficarem atentos às atualizações e alerta para possíveis novas chuvas, reforçando a importância de evitar áreas de risco e seguir as orientações das autoridades locais. A Prefeitura também disponibilizou números de contato para emergências e assistência aos afetados:
Defesa Civil: (87) 99132-9568
Samu: (87) 98843-0931
Guarda Civil: (87) 99132-9568
AMMPLA: (87) 9606-7339
Mais Luz: 0800 608 1022
Celpe: 116