Gilmar Júnior cobra ações da Prefeitura do Recife para os enfermeiros

Notícias
Por Redação
26 de maio de 2025 às 20h45min
Foto: Divulgação

No fim da tarde desta segunda (26), o deputado estadual e também presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PE), Gilmar Júnior (PV), participou de uma reunião com as secretárias do Recife de Saúde, Luciana Albuquerque, e de Administração, Maíra Fischer.

Gilmar, que estava cumprindo agenda no interior do estado, expôs novamente para a gestão municipal os problemas que a saúde recifense enfrenta, desde a greve e também o dimensionamento inadequado de profissionais com a decisão da não realização de plantões extras nas unidades de saúde.

O presidente do Coren-PE enviou equipes de fiscalização em unidades da prefeitura, entre elas, a Policlínica e Maternidade Professor Barros Lima e o Hospital Helena Moura, nos quais foram identificados graves déficits de profissionais e sobrecarga de trabalho.

Segundo Gilmar, “a gestão da prefeitura informou que houve muitos problemas nas mesas de negociação com o Sindicato dos Enfermeiros (Seepe)”. “Decretaram greve antes de discutir na mesa setorial e os avanços não ocorreram por questões de intransigência nas negociações, o que impactou na perda do time das mesas, permitindo que outras categorias fechassem suas mesas antes dos enfermeiros”.

O deputado Gilmar Júnior avalia a porcentagem de aumento no salário-base insuficiente e inadequada. Além disso, não identificou as gratificações que tinha requerido em reunião anterior, nem o aumento da insalubridade, que está abaixo do esperado. Também é pleito da categoria a nomeação urgente de enfermeiros e técnicos para as unidades.

Apesar da investida do parlamentar, a prefeitura informou que somente poderá discutir esses pleitos na próxima mesa de discussão, marcada para esta terça (27), às 16h. Gilmar Júnior informou que entrará em contato com a diretoria do Seepe para acompanhá-los na mesa e colaborar com as negociações. “Somente com uma enfermagem valorizada financeiramente é possível ter saúde de qualidade no Recife”, enfatizou o deputado.

Redação

Ouça agora AO VIVO