
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realizou a reunião ordinária do Comitê Gestor da Orla, marco que oficializa a criação do colegiado e aprova o seu regimento interno. O comitê reúne representantes do poder público nas esferas federal, estadual e municipal, além de integrantes da sociedade civil organizada. O colegiado tem a missão de implementar, monitorar e avaliar o Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima e Estuarina do Jaboatão dos Guararapes (PGI – ORLA) instrumento participativo que orienta o uso sustentável e ordenado da zona costeira.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
O encontro aconteceu ontem (18). Para o prefeito Mano Medeiros (PL), a reunião é um passo representativo para vivem e tiram o sustento, e frequentam a orla jaboatonense. “A formação desse comitê gestor reforça o nosso empenho com o desenvolvimento equilibrado, a preservação ambiental e o fortalecimento das atividades econômicas e turísticas da região litorânea”, destacou. Ele acrescentou também que “as obras de requalificação da orla já refletem esse compromisso da gestão com o desenvolvimento sustentável do litoral, e o comitê foi estruturado para unir poder público, sociedade civil organizada e setor privado em prol desse objetivo”.
Entre os representantes do poder público municipal estão as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Esportes; Governo; Planejamento e Gestão; Desenvolvimento Urbano e Ambiental; e Infraestrutura. Também integram o colegiado indicados da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco; Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH; Marinha do Brasil; Superintendência do Patrimônio da União em Pernambuco (SPU/PE) e a Câmara Municipal do Jaboatão.
Já pela sociedade civil, têm assento a Associação dos Comerciantes e Micro-Empreendedores da Orla (NOVACOM); Associação dos Micro-Empreendedores da Orla (AMO); Associação das Artesãs de J.G. Mãe; Colônia de Pescadores Z-25; Sindicato de Guias de Turismo; Associação de Pescadores de Barra de Jangada, entre outras representações associadas a Abrasel-PE e a ABIH-PE. O Comitê está subordinado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Esportes, através da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo.