Alepe aprova empréstimos internacionais para o Governo do Estado

Notícias
Por Redação
23 de setembro de 2025 às 15h55min
Foto: Américo Rodrigo

A Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou, na tarde desta terça (23), o projeto que prevê duas operações de crédito internacionais destinadas para a diminuição da dívida pública do Governo de Pernambuco, com eficientização e modernização da gestão fiscal.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

O documento prevê um contrato de até US$ 60 milhões com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e um segundo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com valor total de até US$ 92.250.000. Ambas as operações de crédito, de acordo com o projeto, serão feitas com garantia da União e contragarantia do Governo de Pernambuco.

A matéria foi relatada na Comissão de Constituição e Justiça pelo deputado oposicionista Waldemar Borges (MDB), com um substitutivo que estipula regras de transparência e apresentação de relatórios à Alepe. O substitutivo foi votado em separado e derrotado pela base do governo. Em seguida, a matéria original foi aprovada por unanimidade.

O próximo passo agora é o encaminhamento do projeto ao Senado. Por se tratar de duas operações de crédito internacionais, com garantia da União, elas precisam do aval da Casa Alta. O relator, como em propostas anteriores, deve ser Fernando Dueire (PL).

Ouça agora AO VIVO