“Sem valorização profissional, não há educação de qualidade”, afirma Teresa

Notícias
Por Redação
14 de outubro de 2025 às 19h00min
Foto: Waldemir Barreto

Durante sessão plenária no Senado Federal nesta terça (14), a senadora Teresa Leitão (PT) fez um discurso em homenagem ao Dia dos Professores e das Professoras. Defendeu a valorização dos profissionais da educação como elemento central para garantir qualidade no ensino. “Sem valorização profissional, não há educação de qualidade”.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Professora de formação, sindicalista, e atual presidenta da Comissão de Educação e Cultura do Senado, ela defendeu planos de carreira estruturados, concursos públicos e condições adequadas de trabalho como parte da valorização docente.

Teresa enalteceu o papel dos sindicatos e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) na luta por melhores condições de trabalho, formação e remuneração. Citou o Sintepe, sindicato do qual foi presidenta, como exemplo da atuação permanente em defesa da categoria.

Na véspera da data em que se comemora o Dia dos Professores e das Professoras, Teresa lamentou ter que vir a público mais uma vez para cobrar de governadores e prefeitos o cumprimento do Piso Salarial Nacional do Magistério, instituído em 2009. “Não é a primeira vez que falo sobre o piso nesta tribuna. E, a cada vez que o trago à pauta, gostaria sinceramente que fosse a última em tom de apelo”.

Para a senadora, respeitar o piso é respeitar os profissionais da educação e o futuro do país. “Valorizar nossos educadores e educadoras é mais do que uma obrigação: é um dever legal, um compromisso político e um ato de justiça”, concluiu.

Ouça agora AO VIVO