
A Prefeitura do Recife entregou, nesta terça (23), o primeiro equipamento da primeira etapa do Parque Linear do Rio Pina, no bairro do Pina, Zona Sul da cidade. Implantado em uma área antes ocupada por palafitas e habitações precárias, o projeto representa um investimento total de R$ 29 milhões da gestão municipal e vai beneficiar diretamente cerca de 12 mil moradores de seis comunidades da região. O prefeito João Campos (PSB) participou da entrega nesta terça (23).
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
“Aqui tem futmesa, amarelinha, tatame para a prática de jiu-jitsu, gramadão, parquinho para as crianças, área para caminhada e também vamos fazer uma feirinha aos finais de semana no estacionamento, para movimentar a economia local“, explicou João. “Era um espaço que não tinha nenhuma utilização e que marca o início do Parque Linear do Pina, que já estamos construindo e que vai até o final dos habitacionais, onde tinham 400 pessoas em palafitas que foram realocadas para o habitacional Encanta Moça“, complementou.
A entrega de hoje corresponde à implantação de uma nova praça localizada entre a Via Mangue e o 19º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco. Para essa fase, foram investidos R$ 2,6 milhões, resultando na urbanização de uma área de 5.757 metros quadrados, com intervenções que integram lazer, esporte e convivência.
O espaço recebeu serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem e sinalização, além de nova iluminação pública e paisagismo. A praça conta com mobiliário urbano, incluindo arquibancada, mesas, bancos e lixeiras, além de brinquedos infantis. Também foram implantados mesa para futevôlei e um palco com tatame, destinado a apresentações de capoeira e outras manifestações culturais. A intervenção inclui ainda grafitagem artística e estacionamento com 38 vagas.
Realizadas pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), as obras integram um amplo processo de requalificação urbana na Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) Encanta Moça/Pina, que reúne as comunidades Areinha, Encanta Moça, Bode I e II, Beira Rio/Pina e Jardim Beira Rio. O projeto foi desenvolvido em diálogo com os moradores e contempla infraestrutura completa.
As obras da primeira etapa do Parque Linear do Rio Pina foram iniciadas em maio de 2023 e têm conclusão total prevista para o primeiro semestre de 2026. Com cerca de um quilômetro de extensão, o equipamento contará com pista de cooper de 840 metros, ciclovia de 668 metros, parques infantis, áreas de piquenique e contemplação, academia ao ar livre, quiosques, píeres, espaço de leitura e estacionamento.
Ao todo, 800 metros das margens do rio estão sendo requalificados, no trecho entre a Vila Icapuí e a ponte/viaduto da Via Mangue. Os primeiros 200 metros de proteção do talude, executados com muro gabião, já estão concluídos. Também avançam as construções das calçadas com piso intertravado, da pista de cooper, da tubulação para a nova iluminação pública e do piso direcional. Na área sob o viaduto, seguem os serviços de urbanização, que incluem ciclovia, iluminação, passeios e a implantação do futuro viveiro de mudas do ecossistema do mangue.













