
Sem avançar na construção de uma federação, o PDT caminha para encolher ainda mais nesta eleição. A dificuldade em montar chapas competitivas tornou-se uma realidade para diversos partidos, que desde 2022 passaram a buscar nesse instrumento uma alternativa.
Muitos detentores de cargos eletivos filiados ao PDT já foram penalizados na eleição anterior com a perda de mandato, resultado direto da fragilidade das nominatas e do não alcance do quociente eleitoral. A repetição desse cenário pode aprofundar o esvaziamento da legenda, reduzindo sua presença institucional e provocando enfraquecimento no sistema político.
Nomes tradicionais do PDT, a exemplo de Zé e Wolney Queiroz, devem ser diretamente atingidos pela falta de compromisso do presidente do partido, Carlos Lupi, em se render à lógica da federação, hoje essencial para a sobrevivência de legendas com baixa representação no Congresso Nacional.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Garantia – Com um deputado federal e três estaduais na Assembleia Legislativa, o PV de Pernambuco reafirmou apoio ao projeto de reeleição da governadora Raquel Lyra (PSD), independentemente da posição que seja tomada pela Federação Brasil da Esperança. A legenda comanda a Secretaria da Criança e Juventude do Estado, com Yanne Teles.
Confiante – O secretário de Meio Ambiente e pré-candidato a deputado federal pelo PSD, Daniel Coelho, se reuniu com apoiadores e nomes que integrarão as chapas proporcionais em uma reunião realizada na sede do partido ontem (15). Segundo ele, o encontro serviu para planejar as atividades eleitorais deste ano: “2026 é Raquel Lyra de novo”, disse em vídeo.
Reflexo – Chamou atenção a reação da deputada Socorro Pimentel (UB) ao sortear três parlamentares da oposição para relatar projetos do Executivo. A expressão foi de quem sabe que a base governista terá dor de cabeça durante a tramitação das matérias encaminhadas de forma extraordinária pelo Palácio do Campo das Princesas.
Agenda movimentada – A entrega do Residencial Vanete Almeida, em Serra Talhada, nesta sexta (16), deve agitar os bastidores políticos do município. A prefeita Márcia Conrado (PT) tem valorizado bastante esse momento, que contará com a presença da governadora Raquel Lyra (PSD) e do ministro das Cidades, Jader Filho.
Mobilidade – Em meio às críticas da oposição no Recife após a inauguração da Ponte Giratória, o prefeito João Campos (PSB) entrega hoje (15) a Ponte do Arruda, obra estratégica para a mobilidade da Zona Norte da cidade. O equipamento recebeu um investimento de R$ 17 milhões e vai fortalecer a circulação de veículos, ciclistas e pedestresno local.














