Lideranças políticas lamentam morte e destacam atuação de Raul Jungmann

Notícias
Por Redação
19 de janeiro de 2026 às 08h50min
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom

A morte do ex-ministro, ex-deputado federal e ex-vereador do Recife Raul Jungmann, que lutava contra um câncer, gerou forte comoção no meio político pernambucano e nacional. Reconhecido pela atuação firme e pelo compromisso com a democracia e o diálogo institucional, Jungmann teve sua trajetória lembrada por lideranças de diferentes espectros políticos, que manifestaram pesar e solidariedade aos familiares e amigos.

O velório, que não teve local divulgado, será realizado em cerimônia restrita a familiares e amigos. 

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Confira alguns depoimentos:

Recebi com pesar, neste domingo (18), a notícia do falecimento do ex-ministro, ex-deputado federal e ex-vereador do Recife, Raul Jungmann, que teve uma vida pública dedicada a Pernambuco e ao Brasil. Expresso minha profunda solidariedade aos familiares e amigos neste momento de despedida. 

Raquel Lyra 
governadora de Pernambuco

Pernambuco e o Brasil estão de luto com o falecimento o ex-ministro e ex-deputado federal Raul Jungmann. Homem público de carreira brilhante, Jungmann foi ministro da Reforma Agrária, no primeiro durante o governo de Fernando Henrique Cardoso; e comandou as pastas da Defesa e  da Segurança Pública, no governo de Michel Temer. Foi também deputado federal por três mandatos, representando Pernambuco, e presidiu ainda o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Em todas as missões, se destacou pelo preparo intelectual e pela capacidade de diálogo, articulação política e realizações. 

Jungmann deixa um legado de trabalho e comprometimento com Pernambuco e com o país. Neste momento de despedida, a Assembleia Legislativa externa seus pêsames e se solidariza com familiares e amigos do ex-ministro.

Álvaro Porto
presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco

Recebo com tristeza a notícia do falecimento do ex-ministro pernambucano Raul Jungmann. Homem público comprometido com a democracia, com o nosso estado e com o Brasil, deixa uma trajetória marcada pelo diálogo e pelo serviço ao país. 

Minha solidariedade aos familiares, amigos e a todos que sentem sua partida.

João Campos 
prefeito do Recife

Recebo com profundo pesar a notícia da morte do ex-ministro Raul Jungmann. Homem público preparado, defensor da Democracia e comprometido com o Brasil, deixou uma trajetória marcada pelo diálogo, pela defesa das instituições e pelo interesse nacional. Meus sentimentos aos familiares e amigos.

Silvio Costa Filho
ministro de Portos e Aeroportos

Recebo com profundo pesar a notícia da morte do ex-ministro Raul Jungmann. Pernambucano, deputado federal por 3 mandatos e ministro por 5 vezes, Jungmann foi um politico de postura firme e equilibrada. Minha solidariedade à família e aos amigos neste momento de dor e tristeza.

Humberto Costa 
senador da República 

Recebo com tristeza a notícia do falecimento de Raul Jungmann. Pernambucano, homem público preparado e respeitado, deixou uma trajetória marcada pelo compromisso com o Brasil. Raul praticou em sua vida o diálogo e seriedade política. Foi denso sem perder a leveza. Um amigo com quem tinha empatia e bem querer. Minha solidariedade aos amigos e familiares.

Fernando Dueire
senador da República

Recebo com pesar a notícia do falecimento do ex-deputado federal, ex-ministro e presidente do Instituto Brasileiro de Mineração, Raul Jungmann.

Ainda em dezembro, em nome da Câmara dos Deputados, concedi a Jungmann uma Moção de Louvor. Foi um reconhecimento da sua trajetória pública, de serviço prestado ao país.

Ficam as lições sobre diálogo, construção de pontes e respeito institucional. Meus sentimentos aos familiares e amigos. Que Deus os conforte neste difícil momento.

Hugo Motta
presidente da Câmara dos Deputados 

Ouça agora AO VIVO