Ano letivo em Petrolina terá como tema o combate à violência contra a mulher

Notícias
Por Redação
26 de janeiro de 2026 às 09h00min
Foto: Pedro Araújo

O prefeito Simão Durando (UB) anunciou, ao lado da secretária municipal de Educação, Rosane da Costa, a campanha que irá nortear o ano letivo de 2026 da rede municipal de ensino de Petrolina. “Maria vai à Escola: pelo fim da violência contra a mulher” é o tema para orientar as crianças nas escolas públicas do município. A proposta marca o início das aulas, no próximo dia 4 de fevereiro.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Dados recentes apontam um crescimento de quase 16% nos casos de feminicídio em Pernambuco. Em Petrolina, o assassinato da professora Elisângela Oliveira, em dezembro do ano passado, ampliou o debate por políticas contínuas de prevenção, proteção e educação.

Para Simão Durando, o enfrentamento à violência contra a mulher exige ir além da resposta penal e avançar na prevenção, na formação e na mudança de mentalidades. “Os números são pesados demais. O que aconteceu com a professora Elisângela não pode passar em vão. Por isso, o tema deste ano é mais do que um projeto: é uma causa”, afirmou o prefeito.

A iniciativa será desenvolvida de forma transversal em toda a rede municipal de ensino, alcançando 242 escolas e creches, envolvendo quase de 60 mil estudantes, da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e todo corpo docente e técnico. Ao longo do ano, o tema será incorporado ao cotidiano escolar por meio de projetos pedagógicos, respeitando as diferentes faixas etárias e promovendo reflexões sobre respeito, equidade e convivência saudável.

O prefeito ressaltou que a educação ocupa papel central na construção de uma sociedade mais justa e segura. “Punir é necessário, mas prevenir é o que muda o futuro. Queremos educar para a igualdade desde a infância, para que nossas mulheres possam ir à escola, ao parque ou à igreja e voltem com vida e dignidade. Esse é um compromisso da nossa gestão”, reforçou.

Ações permanentes no enfrentamento à violência contra a mulher

A gestão municipal mantém uma rede permanente de proteção e prevenção à violência contra mulheres, com destaque para o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), a atuação da Patrulha Maria da Penha, além de programas de qualificação profissional, geração de renda e projetos educativos. “O combate à violência contra a mulher exige políticas contínuas e integradas. Não é uma ação isolada, é um compromisso permanente da nossa gestão”, afirmou o prefeito Simão Durando.

Ouça agora AO VIVO