Opinião | Frevo no peito, Pernambuco na alma

Opinião
Por Redação
17 de fevereiro de 2026 às 16h00min
Foto: Cortesia

Por Aristeu Plácido Jr.*

Mesmo distante da minha terra, há raízes que o tempo e a distância não conseguem apagar. O frevo continua pulsando no coração de todo pernambucano de raiz, como lembrança viva das ladeiras de Olinda e das ruas vibrantes do Recife.

É impossível falar do nosso carnaval sem reverenciar o Galo da Madrugada, que arrasta multidões e leva o nome de Pernambuco para o mundo. O frevo, os caboclos de lança e o papangu, figuras marcantes e tradicionais da nossa cultura, simbolizam a força, a criatividade e a alegria do povo pernambucano. O Carnaval de Pernambuco é mais do que festa: é identidade viva, patrimônio cultural e orgulho que atravessa gerações e distâncias.

Radicado em Brasília há quase quarenta anos, não poderia deixar passar este período sem prestar minha homenagem a essa cultura que me formou. Nesta terça-feira de Carnaval, celebro com emoção no Camarada Camarão, sob a administração do meu amigo pernambucano Eduardo Lira, ao lado da minha esposa Chris, companheira de todas as horas.

Estou vestindo, com orgulho e pertencimento, a camisa de caboclo de lança — símbolo maior da tradição e da resistência cultural do nosso Carnaval — presente do amigo Pedro Freitas, prefeito de Aliança.

Entre brindes e lembranças, reafirmo que a distância não diminui o amor por Pernambuco. O frevo segue vivo na alma e no coração, mantendo acesa a chama de quem carrega suas raízes com orgulho. Viva o Carnaval pernambucano, viva o frevo e viva Pernambuco!

*Chefe de gabinete do senador Fernando Dueire

Ouça agora AO VIVO