Dois ônibus que realizavam o transporte irregular de estudantes foram retidos, na segunda-feira (7), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 104, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Os veículos apresentavam diversas irregularidades e haviam saído de escolas do município em direção à zona rural.
Durante a abordagem no km 57 da rodovia, os policiais verificaram que os motoristas não possuíam o curso obrigatório para o transporte de veículo escolar. Outras infrações foram constatadas, como a falta de autorização para esse tipo de transporte, licenciamento atrasado, ausência de cinto de segurança, de equipamentos obrigatórios e de sinalização, como a faixa “ESCOLAR”.
Além disso, também foi observado o excesso de lotação, tendo em vista que
um dos veículos poderia transportar até 37 pessoas, mas estava com 80 passageiros. Como não foram providenciados outros ônibus regularizados para o transporte dos estudantes, a equipe realizou a escolta dos alunos de volta para suas residências.
A equipe emitiu diversas autuações pelas irregularidades e removeu um dos ônibus ao pátio para regularização. Os veículos pertencem à empresa contratada pela Prefeitura de Caruaru para fazer o transporte dos estudantes. O Blog Cenário pediu um posicionamento da Secretaria de Educação, que disse que abriu uma sindicância para apurar o caso.