O líder do Cidadania na Câmara dos Deputados, Daniel Coelho, foi escolhido para ser o coordenador da Comissão Externa criada na Casa para monitorar os impactos socioeconômicos das políticas ambientais conduzidas pelo atual governo. A deputada Tábata Amaral (PDT) foi escolhida como relatora do colegiado, enquanto Paulo Ganime (Novo) ficou com a sub-relatoria.
A comissão realizou nesta quarta-feira (11) sua primeira reunião, definindo um cronograma de atividades e quais as estratégias de trabalho. O objetivo é apresentar um conjunto de soluções que integrem meio ambiente e desenvolvimento.
De acordo Daniel Coelho, em 40 dias, os parlamentares já apresentarão um diagnóstico mostrando os reflexos dos recentes episódios na área ambiental para a sociedade brasileira e as sugestões para cada área avaliada. A comissão vai procurar saber, por exemplo, qual o tamanho do prejuízo causado a exportadores brasileiros por conta da polêmica causada pelo presidente da República no episódio das queimadas na Amazônia.
Também quer ouvir os responsáveis dos ministérios envolvidos com o tema para propor soluções no Orçamento Geral da União, projetos de Lei, entre outras iniciativas legislativas.