Coluna da sexta-feira

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
11 de setembro de 2020 às 00h00min
Foto: Cleia Viana

Vencido pelo cansaço 

Nos bastidores já é dada como certa a desistência do deputado Túlio Gadêlha (PDT) na disputa pela Prefeitura do Recife, e que o anúncio é só questão de tempo. Seu projeto começou a desidratar desde que a ex-secretária Isabella de Roldão (PDT) também apresentou o nome para concorrer ao cargo mais alto da cidade. A possibilidade de bate-chapa já evidenciava a discordância interna.

Tudo não passava de uma estratégia bancada pelo deputado e presidente estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Wolney Queiroz, para desgastar o plano de Túlio e aos poucos vencê-lo no cansaço. E foi o que aconteceu. A convenção será no dia 16 de setembro e deve oficializar o apoio a João Campos (PSB), que fará convenção no dia anterior.

O fato comprova que enquanto a família Queiroz estiver à frente do partido no estado, os movimentos sempre vão girar em torno dos seus interesses, que destoam de grande parte dos pedetistas na capital pernambucana. O PDT deve indicar a vaga de vice de João, que no fim das contas pode acabar sendo do grupo liderado por Túlio para tentar minimizar o prejuízo. A possibilidade desse quadro ser revertido é remota, mas como a política é dinâmica, o jeito é aguardar o desfecho da novela. 

Cenários opostos – O esforço de Wolney Queiroz (PDT) para garantir o apoio do seu partido a João Campos (PSB) passa pela eleição de Caruaru. Na Capital do Agreste o deputado quer os socialistas no palanque do seu pai, o ex-prefeito José Queiroz (PDT). Mas caso isso aconteça, os cenários devem ser completamente diferentes e isso ficará evidente no dia 15 de novembro.

Adiou – Seguindo os passos de Queiroz, o PCdoB Caruaru também decidiu alterar a data da sua convenção. Por determinação da estadual, o partido deve ir a reboque do PDT, mas há quem discorde do método que vem sendo adotado nas articulações. A tendência é que as duas siglas formem um só palanque juntamente com MDB e PSB.

Em conjunto – Os partidos Progressistas, PROS e Republicanos realizarão as convenções municipais hoje (11), em Caruaru. As deliberações com os convencionais e filiados serão on-line. A partir das 09h, será realizado o ato de assinaturas em formato drive-thru, no espaço de eventos do Polo Caruaru, obedecendo aos protocolos de saúde. 

Reeleição – Na próxima segunda-feira (14) será a vez do Partido Liberal (PL) realizar a convenção que vai homologar a candidatura de Anderson Ferreira, em Jaboatão. Até o momento, 14 legendas fazem parte da aliança em apoio ao gestor. Além do PL, subirão no palanque o PSC, DEM, PSDB, PTB, PSD, Solidariedade, Avante, Podemos, Patriota, Cidadania, PMN, PV e PSL.

Garantido – A companhia Azul Linhas Aéreas atendeu ao apelo de Miguel Coelho (MDB) e decidiu manter os voos do trecho Petrolina-Recife três vezes por semana. O prefeito do município sertanejo entrou em contato com a diretoria da empresa após a notícia que os voos seriam suspensos entre 16 e 30 de setembro, em razão de um acordo com o quadro de funcionários. “A manutenção desses voos é fundamental para que o município não se desconecte do polo de desenvolvimento”, afirmou o prefeito.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO