Coluna da quarta-feira

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
16 de setembro de 2020 às 00h00min
Foto: Stephanie Sá

Uma chapa progressista 

Contrariando as estatísticas de alguns observadores da política de Caruaru, o Partido dos Trabalhadores oficializou ontem (15), em convenção virtual, o nome do advogado e professor Marcelo Rodrigues para disputar a prefeitura do município. A sua companheira de chapa é Ingrid Marcella, oriunda dos movimentos da luta por moradia popular.

Dirigentes do PT passaram as últimas semanas debruçados na tentativa de construir uma aliança que atendesse aos interesses do campo da esquerda na cidade, mas acabou não avançando, o que levou a sigla a lançar uma chapa ‘puro sangue’. A última vez que o partido apresentou uma candidatura na Capital do Agreste foi em 2004, com o ex-governador João Lyra Neto, que atualmente integra as fileiras do PSDB.

Com a oficialização do nome de Marcelo, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) agora tem quatro adversários de forma oficial, já que até o momento os grupos dos deputados estaduais José Queiroz (PDT) e Tony Gel (MDB) ainda não certificaram suas posições para o pleito de novembro. Hoje (16) é o último dia para que as convenções aconteçam, e deve ser recheado de surpresas ou decepções.

Legislativo – Durante a convenção do Partido dos Trabalhadores em Caruaru, também foi homologada uma chapa com 24 nomes, que vão em busca de ampliar a influência na Câmara Municipal. Serão ao todo 08 mulheres e 16 homens, a maior número que a sigla já apresentou no município.

Representatividade – A eleição de Caruaru deve ser marcada pela grande participação das mulheres em chapas majoritárias. Das cinco candidaturas oficializadas até o momento, apenas a encabeçado pelo Delegado Lessa (PP) não possui uma mulher.

Novidade – Após encontro no dia de ontem (15) com o senador Jarbas Vasconcelos (MDB), aumentaram as expectativas de qual será o caminho adotado pelo grupo liderado pelo deputado Tony Gel (MDB). De acordo com o jornalista Magno Martins, a chapa pode ser formada pelo empresário Tonynho Rodrigues (MDB) e pela jornalista Carol Miranda (PSB). É aguardar para ver. 

Reforço – O deputado e pré-candidato a prefeito de Olinda, João Paulo (PCdoB), recebeu ontem (15) o apoio do PSB. O partido era dado como certo no palanque do Professor Lupércio (Solideriedade), que oficializa hoje (16) o seu nome em busca da reeleição. 

Novo formato – O Partido Social Liberal (PSL) no Recife realizará, nesta quarta-feira (16), a convenção partidária que vai oficializar os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores para a eleição de novembro. O evento será realizado a partir das 18h, no formato drive-in, na Avenida Boa Viagem. A chapa proporcional contará com 59 nomes.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO