Durante uma sabatina no Clube de Diretores Lojistas do Recife (CDL), na manhã desta quinta-feira (22), a candidata a prefeita do Recife, Marília Arraes (PT), voltou a afirmar que a retomada econômica do Recife passa diretamente pela revitalização e reurbanização do Centro da Cidade. “A preocupação da CDL e as nossas preocupações convergem. Pensar o Centro como a CDL pensa é bem parecido com o que o Recife Cidade Inteligente defende.”
Para Marília, que tem o investimento em habitação como um dos pilares de seu programa de governo, não há como recuperar o Centro do Recife sem levar as pessoas a morarem no local. O fortalecimento do comércio da região também é uma das pautas de Marília. “Esse é um processo que só irá acontecer com uma parceria entre a Prefeitura e parceiros que também queiram mudar a cara da nossa cidade. A CDL, o Porto Digital e setores da construção civil, por exemplo, pensam o Centro como a gente pensa. É preciso levar a habitação para o Centro.”
Um dos exemplos que Marília deu foi a Avenida Guararapes, local onde mais de 70 linhas de ônibus trafegam todos os dias. É possível, aliando a engenharia de tráfego, o controle urbano e os prédios que estão abandonados no centro, dar vida à essa parte da cidade.
“São vários prédios abandonados que têm o valor venal abaixo do valor de débito da Prefeitura. Podemos fazer uma parceria com a construção civil, por exemplo. Também podemos fornecer incentivos fiscais para que o comércio volte a ter o protagonismo no centro, além de fazer convênios para que trabalhadores que já são da região possam morar nessas habitações. Assim também diminuiremos o problema do trânsito na cidade.”
Os representantes da CDL que estiveram no evento demonstraram imensa insatisfação com a forma como o Centro do Recife, o setor do comércio e a cidade no geral foi abandonada e maltratada pela atual gestão municipal. O encontro na CDL teve a participação do presidente da instituição, Cid Lobo Mendonça, e de diversos diretores do Clube que possui cerca de 3 mil associados.