Cenário Político: Sivaldo acerta na estratégia

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
8 de junho de 2021 às 00h00min
Foto: Thomas Ravelly

Coluna da terça

Com a intenção de conter o avanço da pandemia em Garanhuns, o prefeito Sivaldo Albino (PSB) foi além das medidas impostas pelo governo estadual e aplicou um decreto municipal limitando mais ainda o funcionamento das atividades econômicas. As restrições foram alvo de duas ações na Justiça, que reconheceu a competência da prefeitura nas decisões tomadas.

Na última semana, a Cidade das Flores registrou uma redução na taxa de ocupação dos leitos de UTI, atestando que as medidas empregadas pelo socialista surtiram efeito. Mesmo com a abertura de novas vagas de terapia intensiva, esse é um dos pontos que ainda preocupam os gestores, considerando que o número de casos da Covid-19 no Agreste continuam no topo.

Cientificamente está comprovado que o distanciamento social é uma das maneiras mais eficazes para evitar o contágio, e é nisso que Sivaldo tem apostado, mesmo recebendo uma forte pressão do setor produtivo. Em contrapartida, o prefeito anunciou ontem (07) a ampliação da vacinação para sete novos grupos, incluindo todas as pessoas a partir de 50 anos, garantindo mais proteção para os garanhuenses.

Marcando posição – Em diálogo com representantes do Polo de Confecções do Agreste e entidades associativistas, o deputado estadual Erick Lessa (PP) se comprometeu a unir forças na busca pela retomada das atividades econômicas antes do Dia dos Namorados. A  data é a 3ª mais importante para o aquecimento do comércio.

Confirmado – Atendendo ao pedido da OAB Pernambuco, o governador Paulo Câmara (PSB) confirmou que o exame de Ordem ocorrerá normalmente no próximo domingo (13), como previsto no edital. Havia uma dúvida sobre a realização ou não, devido a prorrogação do decreto no estado.

Descolamento – Se Anderson Ferreira (PL) e Miguel Coelho (MDB) quiserem um motivo para se descolar do presidente Jair Bolsonaro em 2022, ele está surgindo. O bloco liderado pela deputada Clarissa Tércio (PSC) e o Coronel Meira (PTB) deve contar com o apoio do chefe do Planalto em Pernambuco, reunindo toda a ala conservadora.

Estratégia – Nesta segunda (07), a deputada Clarissa Tércio (PSC) acompanhou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, em visita técnica na Igreja da Conceição, localizada no Recife. Após oficializarem a intenção de disputar Governo do Estado e Senado Federal, ambos devem ser visto juntos com mais frequência.

Embaixador – O presidente Jair Bolsonaro escolheu o ex-prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), para o posto de embaixador na África do Sul. O bispo foi preso no ano passado, denunciado como chefe de um suposto grupo criminoso para cobrança de propina na prefeitura.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO