Coluna da sexta
Reeleito ainda no 1° turno em 2020, o prefeito de Olinda, Professor Lupércio (SD), iniciou seu segundo mandato a todo vapor. O gestor tem priorizado políticas voltadas para o social, como a distribuição de absorventes para estudantes de toda a rede municipal. A ação tem como finalidade evitar que as alunas em situação de vulnerabilidade econômica deixem de ir à aula pela falta de acesso ao item de higiene.
Outra medida aplicada por Lupércio nesta semana, foi a efetivação do Programa Remédio em Casa, promessa de campanha que foi tirada do papel. O objetivo é proporcionar mais comodidade aos olindenses que fazem o uso continuo de medicamentos, contemplando principalmente as pessoas que têm dificuldade de locomoção.
No enfrentamento à Covid-19, mais da metade da população adulta já foi vacinada na Marim dos Caetés, atingindo a marca de 200 mil doses aplicadas. Após recente agenda no Ministério da Saúde, Lupércio projeta que toda a população com mais de 18 anos estará vacinada com a primeira dose até setembro de 2021. Com as ações implantadas, o prefeito vai colecionando uma série de agendas positivas em um ano que os gestores têm encontrado dificuldades para gerir a máquina pública.
Dobradinha – Por Olinda ser a principal base política do deputado federal Augusto Coutinho (SD), ele deve pegar carona na boa aprovação do Professor Lupércio (SD) na cidade. O parlamentar deve dobrar com Cláudia de Lupércio, que em 2018 tentou conquistar uma vaga na Alepe, mas os 23.483 votos que recebeu não foram suficientes.
Troca – Apesar de atualmente presidir o MDB Pernambuco, há quem acredite na possibilidade do deputado federal Raul Henry migrar para o PSB, na tentativa de salvar seu mandato. Ele é um dos responsáveis por arquitetar a puxada de tapete no prefeito Miguel Coelho (MDB), que vai precisar trocar de partido para disputar o Palácio do Campo das Princesas.
Em campanha – Depois de um giro por cidades do Sertão, a deputada Marília Arraes (PT) cumpriu agenda nesta quinta (15), em Goiana, cidade localizada na Mata Norte do estado. Ela participou de um encontro com o Diretório Municipal, onde puderam dialogar sobre as eleições do próximo ano.
Ausência – O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT) foi um dos faltosos da sessão na qual foi aprovado o aumento do fundo eleitoral de cerca de R$ 2 bilhões para mais de R$ 5,7 bilhões. De acordo com sua assessoria, alguns congressistas estão votando de forma remota, e o parlamentar teve um problema com o sistema na hora da votação. Mais cedo, ele postou uma foto com sua amada no Rio de Janeiro.
Estratégia – Tem repercutido positivamente a tática aplicada por Miguel Coelho (MDB) em Petrolina. A “Xepa da Vacina”, que são as doses que não foram aplicadas nos polos de vacinação, estão sendo utilizadas na população acima de 18 anos, que está realizando o cadastrado no site do governo municipal.