Foi publicada no Diário Oficial de Caruaru a desapropriação do prédio do antigo supermercado RM Express. O espaço vai abrigar a nova sede da Secretaria de Educação do município. De acordo com um corretor ouvido pelo Blog Cenário, o imóvel não pertence mais ao grupo Recife Mercantil de Alimentos LTDA. O novo proprietário pedia R$ 17 milhões para a venda do prédio, mas o documento publicado pela Prefeitura não cita qualquer valor pago pelo local.
Buscamos no Portal da Transparência, mas também não existe quantia empenhada referente a este imóvel. Segundo uma fonte da Prefeitura de Caruaru, o município até tinha demonstrado interesse na compra do terreno, entretanto, conforme o decreto que já está em vigor, o espaço com área equivalente a 2.750 m² será “expropriado”, modalidade de desapropriação forçada. O texto cita ainda o art. 5º, alínea “h”, do Decreto Lei nº 3.365/1941, que autoriza desapropriações por utilidade pública para a exploração ou a conservação dos serviços públicos.
Uma observação que deve ser feita é que o prédio da antiga RM Express fica situado na Praça Arthur Silva Peixoto, mas no Cadastro Imobiliário da Prefeitura de Caruaru, atualizado pela última vez em 2019, quando o espaço ainda pertencia ao grupo Recife Mercantil, o terreno é endereçado na Rua São Paulo, semelhante ao endereço que consta no decreto. Outro dado é sobre as medidas do terreno que tem aproximadamente 4.900 m² de área total, mas a desapropriação só diz respeito a pouco mais da metade. Ambos os documentos citam o mesmo número de registro junto à Secretaria da Fazenda (nº 527975), o que confirma que se trata do mesmo imóvel, dando a entender que o município só tomará posse de uma parte do local.