Cenário Político: prévias aquecem clima no PSDB

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
17 de novembro de 2021 às 00h00min
Foto: Divulgação

Coluna da quarta

De forma inédita, o PSDB realiza no próximo domingo (21) as prévias para definir o candidato à Presidência da República. Nos últimos dias, o clima esquentou entre os dois principais nomes do partido: Eduardo Leite e João Doria, buscam a preferência de governadores, deputados, prefeitos, vereadores e demais filiados. Já Arthur Virgílio, desde o início do processo interno, vem atuando como coadjuvante. O cenário ainda é incerto, mas aliados do governador de São Paulo preveem uma vitória com mais de 58% dos votos válidos. A dúvida que paira é se ao fim do processo a legenda estará unida para 2022 ou se sairá rachado da disputa. 

Cordialidade
Apesar das farpas trocadas nos últimos dias, Eduardo Leite e João Doria aparentaram um clima de união. O governador de São Paulo esteve no Rio Grande do Sul garimpando votos e fez uma visita de cortesia ao governador gaúcho no Palácio Piratini. Sobraram sorrisos e abraços.

Divergente
Ao contrário dos principais nomes do PSDB pernambucano, a prefeita de Lagoa do Carro, Judite Botafogo, votará em João Doria nas prévias do próximo domingo (21). Recentemente, a gestora declarou apoio ao governador de São Paulo através de um vídeo.

No comando
Com a ausência do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), e do vice, Marcelo Ramos (PL), que cumprem agenda internacional, o deputado pernambucano André de Paula (PSD), é o presidente em exercício nesta semana. Após tensão na votação da PEC dos Precatórios, a Casa vive um momento de trégua.

Reconduzido
Com 77% dos votos, o atual presidente da OAB Caruaru, Fernando Júnior, e a vice-presidente Lucia Cardozo foram reeleitos para comandar a subseção Caruaru no próximo triênio 2022/2024. A chapa obteve 790 votos. Brancos e nulos foram 235 e 383 não compareceram para votar.

Plano estadual
Após campanha e disputa acirrada, Fernando Ribeiro Lins e Ingrid Zanella venceram as eleições da OAB Pernambuco. A situação teve 50,8% dos votos contra 49,2% da oposição. Fernando e Ingrid foram votados por 7.389 advogados.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO