Cenário Político: prévias expõem fraturas no ninho tucano

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
23 de novembro de 2021 às 00h00min
Foto: Divulgação

Coluna da terça

O questionamento que mais tem sido feito após as prévias inacabadas do PSDB é o clima que ficará no partido, depois de anunciado o resultado sobre quem vai representar a sigla tucana na disputa presidencial em 2022. No início da noite de ontem (22), a legenda emitiu uma nota garantindo que até o próximo domingo (28) o processo seria concluído. Porém, o partido ainda aguarda uma manifestação da Faurgs, responsável pelo desenvolvimento do sistema, sobre a garantia de que o programa funcionará sem nenhuma intercorrência. A sigla também não descarta contratar outra plaforma de uma empresa privada para migrar os dados do aplicativo anterior e finalizar o pleito. Além da situação mal resolvida, a troca de ofensas entre os caciques será um outro problema a ser solucionado, para que o desgaste que já foi causado não comprometa o projeto eleitoral que será apresentado.

Silêncio
Presidente do PSDB Pernambuco, a prefeita Raquel Lyra ainda não se posicionou publicamente sobre o fiasco das prévias. Nesta segunda-feira (22), a tucana esteve em São Paulo, no lançamento do Ranking de Competitividade dos Municípios, onde Caruaru foi destaque por ações no tratamento de lixo.

Mantendo relações
A tímida mobilização de Raquel Lyra para reunir os filiados para as prévias tucanas foi enxergada com bastante desconfiança. O que deu a entender é que a prefeita de Caruaru não quis se envolver ao nível de fechar as portas com os demais nomes que estão na disputa.

Fortalecimento
Visando fortalecer a participação feminina nos espaços políticos, o Partido Progressistas empossou na noite de ontem (22), Simone Aragão como presidente municipal do PP-Mulher de Santa Cruz do Capibaribe. Simone é irmã do prefeito Fábio Aragão (PP).

Sucesso
Ainda repercute o sucesso que foi o primeiro final de semana da Magia do Natal em Garanhuns. Os pontos que contam com decoração ficaram lotadas de pessoas que foram acompanhar de perto os detalhes. O prefeito Sivaldo Albino (PSB) está feliz da vida com o resultado.

Inferno astral
Desde que tomou posse na Prefeitura de Arcoverde, o prefeito Wellington da LW (MDB) não teve um dia de sossego. Além de ter sido afastado do comando do governo municipal, precisando recorrer ao STF, o emedebista rompeu com o vice-prefeito e agora viu sua gestão se tomar alvo de uma CPI.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO